Atividade 2:
    Personagens para nosso livro de contos

Faixa etária/ série: 2a. série (8 anos)
Número de participantes: a classe toda
Material: folhas quadriculadas (uma para cada aluno)
               cartaz com os tipos de personagens de contos já estudados
               pequenos quadradinhos de papel, de cor diferente do cartaz

Objetivo da atividade:  recolher dados e organizá-los em forma de gráfico de barras; perceber que o gráfico apresenta dados quantitativos, que permitem contagens e comparações.

Desenvolvimento da atividade:

       Introdução:  A classe está trabalhando num projeto de estudo e escrita de contos. A proposta agora é escrever alguns contos para formar um livro e, juntos, alunos e professora decidirão que tipos de personagens farão parte dos contos.  Fizeram uma lista que inclui personagens como bruxas, vampiros, fadas, dragões, príncipes e princesas.
            A professora apresenta então um problema para classe: “Como podemos fazer para descobrir quais são os personagens preferidos pelos alunos desta classe para o nosso livro de contos ?”

       Desenvolvimento: Depois de ouvir algumas sugestões da classe, que está acostumada a fazer votações, coloca o desafio de que não podem esquecer os resultados e que é preciso saber quantas crianças votaram em cada personagem.
Propõe o registro num cartaz, em que estarão escritos os tipos de personagens levantados pela classe, em forma de lista, de forma que haja espaço diante de cada um deles.
            Distribui a cada aluno um quadradinho de papel colorido e pede que, organizadamente, os colem na frente do nome do personagem que escolheram.

            Dessa forma, obtém uma representação horizontal de um gráfico de barras, onde cada quadradinho representa o voto de uma criança.
            Observando esse gráfico, os alunos discutem e respondem questões colocadas pela professora, como por exemplo:
a)  Qual foi o personagem mais votado ?
b)  Se formos escolher três personagens para nossos contos, quais serão eles, de acordo com as preferências da classe ?
c)  Que personagem recebeu mais votos: a bruxa ou a fada ?

            Os dados assim organizados podem ser utilizados para planejar a produção dos contos para o livro.

            Registro:  Como forma de sistematização, a professora solicita que os alunos copiem esse gráfico e respondam a questões sobre ele:
            a)  É possível, através desse gráfico, descobrir quem votou no vampiro para personagem
                do conto ?
         (avaliar se as crianças percebem que o gráfico não fornece esse tipo de informação)
            b)  Qual o personagem que recebeu mais votos ?..................... Quantos votos esse
                personagem   recebeu ? ............................................
            c)  Algum dos personagens não recebeu nenhum voto ?
            d)  Houve algum empate: o mesmo número de votos para dois dos personagens ?
            e)  Complete: O personagem ....................... recebeu mais votos que o
                 personagem ......................................
            f)  Invente uma pergunta que possa ser respondida observando o gráfico que construímos:
 

 Situações de retomada do que aprenderam: após esta atividade, a classe poderá ser convidada a pesquisar dados e construir outros gráficos, para este ou para outros projetos (escolha do título do livro, preferência do público por contos de medo, de fadas ou de amor, etc.).

VOLTA PARA INTRODUÇÃO:  NORMA 11

ATIVIDADE  3