Atividade 2:
Personagens
para nosso livro de contos
Faixa etária/ série:
2a. série (8 anos)
Número de participantes:
a classe toda
Material:
folhas quadriculadas (uma para cada aluno)
cartaz com os tipos de personagens de contos já estudados
pequenos quadradinhos de papel, de cor diferente do cartaz
Objetivo da atividade: recolher dados e organizá-los em forma de gráfico de barras; perceber que o gráfico apresenta dados quantitativos, que permitem contagens e comparações.
Desenvolvimento da atividade:
Introdução: A classe está trabalhando
num projeto de estudo e escrita de contos. A proposta agora é escrever
alguns contos para formar um livro e, juntos, alunos e professora decidirão
que tipos de personagens farão parte dos contos. Fizeram uma
lista que inclui personagens como bruxas, vampiros, fadas, dragões,
príncipes e princesas.
A professora apresenta então um problema para classe: “Como podemos
fazer para descobrir quais são os personagens preferidos pelos alunos
desta classe para o nosso livro de contos ?”
Desenvolvimento: Depois de ouvir algumas sugestões da classe,
que está acostumada a fazer votações, coloca o desafio
de que não podem esquecer os resultados e que é preciso saber
quantas crianças votaram em cada personagem.
Propõe o registro num cartaz,
em que estarão escritos os tipos de personagens levantados pela
classe, em forma de lista, de forma que haja espaço diante de cada
um deles.
Distribui a cada aluno um quadradinho de papel colorido e pede que, organizadamente,
os colem na frente do nome do personagem que escolheram.
Dessa
forma, obtém uma representação horizontal de um gráfico
de barras, onde cada quadradinho representa o voto de uma criança.
Observando esse gráfico, os alunos discutem e respondem questões
colocadas pela professora, como por exemplo:
a) Qual foi o personagem
mais votado ?
b) Se formos escolher três
personagens para nossos contos, quais serão eles, de acordo com
as preferências da classe ?
c) Que personagem recebeu
mais votos: a bruxa ou a fada ?
Os dados assim organizados podem ser utilizados para planejar a produção dos contos para o livro.
Registro: Como forma de sistematização, a professora
solicita que os alunos copiem esse gráfico e respondam a questões
sobre ele:
a) É possível, através desse gráfico,
descobrir quem votou no vampiro para personagem
do conto ?
(avaliar se as crianças percebem que o gráfico não
fornece esse tipo de informação)
b) Qual o personagem que recebeu mais votos ?.....................
Quantos votos esse
personagem recebeu ? ............................................
c) Algum dos personagens não recebeu nenhum voto ?
d) Houve algum empate: o mesmo número de votos para dois dos
personagens ?
e) Complete: O personagem ....................... recebeu mais votos
que o
personagem ......................................
f) Invente uma pergunta que possa ser respondida observando o gráfico
que construímos:
Situações de retomada do que aprenderam: após esta atividade, a classe poderá ser convidada a pesquisar dados e construir outros gráficos, para este ou para outros projetos (escolha do título do livro, preferência do público por contos de medo, de fadas ou de amor, etc.).
VOLTA PARA INTRODUÇÃO: NORMA 11