Atividade 3:
Escolha de um mascote para a classe
Faixa etária/ série:
2a. série (8 anos)
Número de participantes:
a classe toda
Material:
folhas quadriculadas
cartolina para cartazes
Objetivo da atividade: recolher dados e organizá-los em forma de gráfico de barras; perceber que o gráfico apresenta dados quantitativos, que permitem contagens e comparações; tomada de decisões a partir de uma pesquisa; registro de dados através de gráficos de barras.
Desenvolvimento da atividade:
Introdução: No início do ano, a professora
propõe uma atividade que colabore para dar unidade e identidade
à classe, além de contribuir para que os alunos se expressem
e se conheçam mutuamente: a escolha de um “mascote” para a classe.
A professora apresenta então um problema para classe: “Como podemos
descobrir quais são os animais de estimação preferidos
pelos alunos desta classe ? Como faremos para escolher um deles para
ser mascote desta classe?”
Desenvolvimento: A professora conduz uma conversa na classe sobre
seus animais preferidos, listando num cartaz os que vão sendo citados
pelos alunos. Realiza uma votação, fazendo uma marca para
cada voto dado pelos alunos para um dos animais de estimação.
Depois de todos os alunos terem tido oportunidade de se colocar, a classe
passa a realizar, conjuntamente, a contagem de quantas marcas correspondem
a cada animal.
Resultados da votação:
CACHORRO
xxxxx xxxxx xxxxx xx
GATO
xxxxx xxxxx xx
TARTARUGA
xx
PEIXINHO
x
PAPAGAIO
Observando os resultados, a professora e os alunos discutem sobre questões como:
a) Quais
são os animais de estimação preferidos desta classe
?
b) Dentre
todos os animais de estimação, qual o preferido desta classe
?
c) Quantos
votos recebeu a tartaruga ?
d) Quantos
alunos votaram no gato ?
A professora apresenta os nomes dos animais num grande cartaz quadriculado, fixado na lousa. Para cada voto dos alunos, a professora (ou o próprio aluno) pinta um dos quadradinhos.
Registro: Como forma de sistematização, a professora
solicita que os alunos copiem esse gráfico na folha de papel quadriculado
que receberam, orientando-os:
"Que animal recebeu mais votos ? Esse será o primeiro nome que vocês
registrarão no seu gráfico."
"Quantos votos esse animal recebeu ? Quantos quadradinhos vocês precisarão
pintar para este animal ?"
"Qual animal ficou em segundo lugar ? Com quantos votos ?"
"Houve algum empate: o mesmo número de votos para dois animais ?"
"Algum dos animal não recebeu nenhum voto ? Será que ele
precisará aparecer em nosso gráfico ?"
A partir destes dados, organizados em forma de gráfico, a professora
lança a idéia de que o animal preferido pelos alunos seja
o “mascote” da classe.
Os dados colhidos ajudarão a perceber que o animal preferido é
o cachorro e portanto este será o mascote.
É proposta então uma nova pesquisa, para a escolha do nome
do mascote, repetindo-se o procedimento anterior.
Depois da elaboração e resolução de problemas
envolvendo os dados da pesquisa e dos gráficos, outras atividades
poderão ser propostas: elaboração de ilustrações
para o mascote escolhido, criação de histórias com
esse mascote como personagem, cartazes com ilustrações e
nome do mascote, etc.
VOLTA PARA INTRODUÇÃO: NORMA 11