Atividade 4:
       Uma excursão como prêmio

Faixa etária: 2a. série (8 anos)
Número de participantes: todos os alunos
Material: sacos de papel
     fichas em que estão escritos os nomes das turmas de segunda série

Objetivo da atividade:  propiciar aos alunos uma experiência matemática relacionada à probabilidade e que reflitam sobre a maneira de registrar o que observaram;

Desenvolvimento da atividade:

           Introdução: A professora apresenta para a classe a seguinte situação-problema:
             “Nossa escola participou de um concurso e ganhou uma excursão ao ‘Parque da Mônica’, que será oferecida a uma das turmas da segunda série.
 Nossa escola tem 4 turmas de segunda série. Como podemos fazer para decidir qual das turmas irá ao passeio?”
             Depois de ouvir algumas da sugestões dos alunos, a professora se detém em uma das possíveis formas de solucionar o impasse: o sorteio.
            Após fazer uma simulação do sorteio, usando as fichas com os nomes das classes e o saco de papel, a professora propõe algumas questões para a classe, pedindo que pensem numa forma de registrar a resposta:
             “Qual a possibilidade de nossa classe ser sorteada?”
             “E se puderem ir duas classes. Nossas chances aumentam ou diminuem? Qual a possibilidade de nossa classe ser sorteada?”
             “E se puderem ir três classes. Qual a possibilidade de nossa classe ser sorteada?"
             "Agora vou lançar um desafio para vocês, cuja resposta é muito difícil:
              Qual a possibilidade da nossa classe não ser sorteada  e ficar triste?”

               Os alunos apresentam algumas das formas como registraram suas respostas a essas questões. Nesse momento, serão aceitas quaisquer respostas que expressem corretamente as chances ou possibilidades em cada situação.
 

VOLTA PARA INTRODUÇÃO: NORMA 11

ATIVIDADE  5