Atividade 4:
Uma excursão como prêmio
Faixa etária:
2a. série (8 anos)
Número de participantes:
todos os alunos
Material:
sacos de papel
fichas
em que estão escritos os nomes das turmas de segunda série
Objetivo da atividade: propiciar aos alunos uma experiência matemática relacionada à probabilidade e que reflitam sobre a maneira de registrar o que observaram;
Desenvolvimento da atividade:
Introdução: A professora apresenta para a classe a
seguinte situação-problema:
“Nossa escola participou de um concurso e ganhou uma excursão ao
‘Parque da Mônica’, que será oferecida a uma das turmas
da segunda série.
Nossa escola tem 4 turmas
de segunda série. Como podemos fazer para decidir qual das turmas
irá ao passeio?”
Depois de ouvir algumas da sugestões dos alunos, a professora se
detém em uma das possíveis formas de solucionar o impasse:
o sorteio.
Após fazer uma simulação do sorteio, usando as fichas
com os nomes das classes e o saco de papel, a professora propõe
algumas questões para a classe, pedindo que pensem numa forma de
registrar a resposta:
“Qual a possibilidade de nossa classe ser sorteada?”
“E se puderem ir duas classes. Nossas chances aumentam ou diminuem? Qual
a possibilidade de nossa classe ser sorteada?”
“E se puderem ir três classes. Qual a possibilidade de nossa classe
ser sorteada?"
"Agora vou lançar um desafio para vocês, cuja resposta é
muito difícil:
Qual a possibilidade da nossa classe não ser sorteada e ficar
triste?”
Os alunos apresentam algumas das formas como registraram suas respostas
a essas questões. Nesse momento, serão aceitas quaisquer
respostas que expressem corretamente as chances ou possibilidades em cada
situação.
VOLTA PARA INTRODUÇÃO: NORMA 11