ATIVIDADE
1
a
Vamos
fazer um trem?
a
a
a
Série
Destinada: 1ª
série
a
Objetivo:
compreender
que o sucessor é o que tem “1 a mais” e que o antecessor é
o que tem “1 a menos” na sequência numérica
a
Número
de participantes: a
critério do professor
a
Material:material
dourado.
a
a
a
Desenvolvimento
da Atividade
a
a
O professor combina a construção
de um trem com os alunos:
a
- O primeiro
vagão é um cubinho. O vagão seguinte terá um
cubinho a mais que o anterior e assim por diante. O último
vagão deverá ser formado por duas barras.
a
a
a
a |
Figura 1: O desenho está
ilustrado apenas até o “décimo vagão”. Prossegue-se
da mesma forma, sempre acrescentando um cubinho, até o término
do trem, que será completado pelo vagão com duas barras.
a
a
Quando as crianças terminam de montar
o trem, recebem papeletas nas quais devem escrever o código de cada
vagão.
Esta atividade leva à formação da idéia do
sucessor. Fica claro para a criança o “mais um” na seqüência
dos números. Além disso, ela contribui para uma melhor compreensão
do valor posicional dos algarismos na escrita dos números.
a
a
a
* * *
a
a
a
Em seguida, o professor combina a construção
de um trem especial com os alunos :
a
- O primeiro
vagão é formado por duas barras (desenhar as duas barras
na lousa). O vagão seguinte terá um cubinho a menos que o
anterior e assim por diante. O último vagão terá
apenas um cubinho (desenhar o cubinho na lousa).
a
a
a
a |
Figura 2: O desenho está
ilustrado apenas até o “décimo segundo vagão”. Prossegue-se
da mesma forma, sempre retirando um cubinho, até o término
do trem, que será completado pelo vagão apenas um cubinho.
a
a
Quando as crianças terminam de montar
o trem, recebem papeletas nas quais devem escrever o código de cada
vagão (grafar os números).
Esta atividade trabalha a idéia de antecessor. Fica claro para a
criança o “menos um” na seqüência dos números.
Além disso, ela contribui para uma melhor compreensão do
valor posicional dos algarismos na escrita dos números.
a
a
a
Voltar à página inicial
Próxima atividade