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Série
Destinada: 2ª
série a
Objetivo:auxiliar
no aprendizado dos conceitos de equivalência e ordenação a
Número
de Participantes: grupos
de, no máximo, 3 alunos a
Material:barras
vermelhas a
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Desenvolvimento
da Atividade aa
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É importante lembrar que este material
é constituído por dez barras vermelhas, sendo que a primeira
possui 10 cm e a última 1 m de comprimento, já que há
um aumento gradativo de 10 cm a cada uma delas.
A barra menor é usada como um controle do erro. Por exemplo: digamos
que numa ordenação de barras o aluno coloque depois da barra
5 a barra 7. Ele poderá perceber seu erro na medida em que colocar
este controle ao lado da barra 5, pois irá constatar a sobra de
dez centímetros. Isso fará com que o próprio aluno
possa reorganizar-se e aprender com suas tentativas.
Assim, podemos propor às crianças que procurem, entre as
barras, aquelas que vêm antes e depois da barra 3 (ou qualquer outro
número). Uma outra possibilidade seria descobrir, por exemplo, qual
é a barra que está entre a 6 e a 8.
Outra sugestão é o desenvolvimento do conceito de equivalência
a partir das barras vermelhas. Aqui, podemos pedir às crianças
que se utilizem de outras barras que equivalham, por exemplo, a barra 8.
Neste caso, podemos esperar como possíveis respostas os seguintes
conjuntos: a
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Esta atividade possibilitará o jogo
com os números e a aprendizagem partirá do concreto para
somente depois passar à formulação de hipóteses,
ascendendo, finalmente, ao campo do abstrato, do simbólico.
Além disso, é importante salientar que não é
necessário ter este material específico em sala de aula.
É possível confeccioná-lo com cartolina ou papel sulfite,
partindo de uma barra de 1cm e alcançando, gradativamente, 10 cm.
Este material permitirá que cada aluno, ou grupos de até
três alunos, trabalhem em sua próprias carteiras. a
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