a
a
Série
Destinada: 2ª
série a
Objetivo:
auxiliar
no aprendizado dos conceitos de equivalência e ordenação,
bem como de operações numéricas (adição
e subtração) a
Número
de Participantes: grupos
de, no máximo, 3 alunos a
Material:barras
vermelhas e azuis a
a
a
Desenvolvimento
da Atividade a
a
As barras vermelhas e azuis possuem o mesmo
formato e tamanho das barras vermelhas. A diferença é que
a cada 10 cm há uma alternância entre as cores azul e vermelha,
começando pela vermelha.
Além da equivalência que também pode ser trabalhada
com este material, conforme demonstrado na Atividade 3, o professor
já pode introduzir, neste caso, conceitos de adição
e subtração, pois com a divisão de cores torna-se
mais fácil a visualização de cada item por parte das
crianças. Por exemplo: se pedirmos para que os alunos verifiquem
quantas cores a barra 9 tem a mais que a 8, estes poderão compará-las
e perceber que a barra 9 tem "um pedaço" vermelho a mais que a 8.
A partir destas comparações é que torna-se possível
introduzir, gradativamente, tais conceitos. Além disso, após
trabalhá-los com as barras, torna-se mais simples a passagem para
os números.
Outro exercício interessante é pedir para que os alunos formem
um quadrado com a as barras. Desta forma, eles terão que se guiar
pelo número de cores que contém cada barra para que possam
concluir a tarefa. Neste caso, uma possibilidade seria: a
a
Barra
9 = barras 8 + 1, 7 + 2 e 6 + 3
a
a
Desta forma, ao finalizar a atividade, os
alunos terão construído um quadrado.