ATIVIDADE  3
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Barras Vermelhas e Azuis
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Série Destinada: 2ª série
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Objetivo: auxiliar no aprendizado dos conceitos de equivalência e ordenação, bem como de operações numéricas (adição e subtração)
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Número de Participantes: grupos de, no máximo, 3 alunos
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Material:barras vermelhas e azuis
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Desenvolvimento da Atividade
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        As barras vermelhas e azuis possuem o mesmo formato e tamanho das barras vermelhas. A diferença é que a cada 10 cm há uma alternância entre as cores azul e vermelha, começando pela vermelha.
        Além da equivalência que também pode ser trabalhada com este material, conforme demonstrado na Atividade 3, o professor já pode introduzir, neste caso, conceitos de adição e subtração, pois com a divisão de cores torna-se mais fácil a visualização de cada item por parte das crianças. Por exemplo: se pedirmos para que os alunos verifiquem quantas cores a barra 9 tem a mais que a 8, estes poderão compará-las e perceber que a barra 9 tem "um pedaço" vermelho a mais que a 8. A partir destas comparações é que torna-se possível introduzir, gradativamente, tais conceitos. Além disso, após trabalhá-los com as barras, torna-se mais simples a passagem para os números.
        Outro exercício interessante é pedir para que os alunos formem um quadrado com a as barras. Desta forma, eles terão que se guiar pelo número de cores que contém cada barra para que possam concluir a tarefa. Neste caso, uma possibilidade seria:
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Barra 9  =  barras 8 + 1,  7 + 2  e  6 + 3
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      Desta forma, ao finalizar a atividade, os alunos terão construído um quadrado.
 
 

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