ATIVIDADE
4
a
Vamos
construir?
a
a
a
Série
Destinada:3ª série
a
Objetivo:trabalhar
a interpretação geométrica da multiplicação
a
Número
de Participantes: a
critério do professor
a
Material:material
dourado.
a
a
a
Desenvolvimento
da Atividade
a
a
Cada aluno recebe uma certa quantidade de
cubinhos e o professor escreve um número na lousa, como por exemplo
o número 12. Os alunos devem construir “muros” com 12 cubinhos.
a
a
a
a
|
a
a
Depois de brincarem de fazer
construções, os alunos devem encontrar, para cada um desses
“muros”, uma escrita multiplicativa.
a
a
a
a
|
a
a
Finalmente as crianças podem representar os “muros”
no papel quadriculado.
É interessante que os alunos façam atividades deste tipo
com outros números e organizem tabelas registrando os resultados:
a
a
4
|
1
x 4 = 4
|
4
x 1 = 4
|
2
x 2 = 4
|
|
|
|
6
|
1
x 6 = 6
|
6
x 1 = 6
|
2
x 3 = 6
|
3
x 2 = 6
|
|
|
8
|
1
x 8 = 8
|
8
x 1 = 8
|
2
x 4 = 8
|
4
x 2 = 8
|
|
|
12
|
1
x 12 = 12
|
12
x 1 = 12
|
2
x 6 = 12
|
6
x 2 = 12
|
3
x 4 = 12
|
4
x 3 = 12
|
18
|
1
x 18 = 18
|
18
x 1 = 18
|
2
x 9 = 18
|
9
x 2 = 18
|
3
x 6 = 18
|
6
x 3 = 18
|
a
a
Isto ajuda a memorização da
tabuada e a compreensão da interpretação geométrica
da multiplicação.
Atividade anterior
Voltar à página inicial
Próxima atividade