ATIVIDADE  4
a
Vamos construir?
a
a
a
Série Destinada:3ª série
a
Objetivo:trabalhar a interpretação geométrica da multiplicação
a
Número de Participantes: a critério do professor
a
Material:material dourado.
a
a
a
Desenvolvimento da Atividade
a
a
      Cada aluno recebe uma certa quantidade de cubinhos e o professor escreve um número na lousa, como por exemplo o número 12. Os alunos devem construir “muros” com 12 cubinhos.
a
a
a

a
a
     Depois de brincarem de fazer construções, os alunos devem encontrar, para cada um desses “muros”, uma escrita multiplicativa.
a
a
a

a
a
a
       Finalmente as crianças podem representar os “muros” no papel quadriculado.
      É interessante que os alunos façam atividades deste tipo com outros números e organizem tabelas registrando os resultados:
a
a
4
1 x 4 = 4
4 x 1 = 4
2 x 2 = 4
     
6
1 x 6 = 6
6 x 1 = 6
2 x 3 = 6
3 x 2 = 6
   
8
1 x 8 = 8
8 x 1 = 8
2 x 4 = 8
4 x 2 = 8
   
12
1 x 12 = 12
12 x 1 = 12
2 x 6 = 12
6 x 2 = 12
3 x 4 = 12
4 x 3 = 12
18
1 x 18 = 18
18 x 1 = 18
2 x 9 = 18
9 x 2 = 18
3 x 6 = 18
6 x 3 = 18
a
 a
       Isto ajuda a memorização da tabuada e a compreensão da interpretação geométrica da multiplicação.
 
 

         Atividade anterior                Voltar à página inicial               Próxima atividade