ATIVIDADE
5
a
Jogo de
tabuleiro
a
a
a
Série
Destinada: 3ª série
a
Objetivo:
efetuar
subtrações; efetuar multiplicações por 10
a
Número
de Participantes: grupos de 4, no máximo
a
Material:
material
dourado.
a
a
a
Desenvolvimento
da Atividade
a
a
Risca-se no chão ou em uma folha grande
de papel, um tabuleiro como o do modelo.
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a
a
a
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a
a
O jogo começa com um aluno de cada
grupo sorteando um cartão, que indica com quantos cubinhos ele vai
ficar. Nos cartões estão marcados os números 2 a 9.
A partir daí, o grupo faz o percurso indicado no tabuleiro, colocando
em cada círculo a quantidade de material adequada.
No exemplo abaixo, o aluno sorteou o cartão com o número
2. Portanto, o grupo começou com 2 cubinhos.
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a
a
a
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a
a
Os demais alunos do grupo podem ter, cada
um, uma cópia do tabuleiro no caderno e fazer com números
o que já foi feito com as peças.
a
a
a
a
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a
a
Os alunos também podem preencher uma
tabela, já que o exame desta oferece uma boa oportunidade para os
alunos perceberem as regularidades que ocorrem nas multiplicações
por 10.
a
a
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C
|
D
|
U
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x
10
|
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2
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-
15
|
|
2
|
0
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x
10
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5
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x
10
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|
5
|
0
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-
490
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5
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0
|
0
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x
10
|
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1
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0
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|
1
|
0
|
0
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a
a
É muito importante que o professor
chame a atenção dos alunos para o que acontece nestas multiplicações.
A representação numérica das quantidades auxilia a
compreensão de que, ao escrever o número correspondente à
quantidade dez vezes maior que a anterior, aumenta-se um zero.
Para que esta atividade transforme-se num verdadeiro jogo, arduamente disputado,
pode-se marcar o tempo que cada grupo leva para o percurso. Vencerá
o grupo mais rápido. Porém, é importante ressaltar
que, nessa variante, o registro em tabelas perde o sentido. A classe só
estará interessada em observar o movimento dos colegas que fazem
o percurso.
a
a
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