ATIVIDADE  5
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Jogo de tabuleiro
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Série Destinada: 3ª série
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Objetivo: efetuar subtrações; efetuar multiplicações por 10
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Número de Participantes: grupos de 4, no máximo
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Material: material dourado.
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Desenvolvimento da Atividade
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     Risca-se no chão ou em uma folha grande de papel, um tabuleiro como o do modelo.
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        O jogo começa com um aluno de cada grupo sorteando um cartão, que indica com quantos cubinhos ele vai ficar. Nos cartões estão marcados os números 2 a 9.
        A partir daí, o grupo faz o percurso indicado no tabuleiro, colocando em cada círculo a quantidade de material adequada.
        No exemplo abaixo, o aluno sorteou o cartão com o número 2. Portanto, o grupo começou com 2 cubinhos.
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       Os demais alunos do grupo podem ter, cada um, uma cópia do tabuleiro no caderno e fazer com números o que já foi feito com as peças.
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       Os alunos também podem preencher uma tabela, já que o exame desta oferece uma boa oportunidade para os alunos perceberem as regularidades que ocorrem nas multiplicações por 10.
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C
D
U
x 10
   
2
- 15
 
2
0
x 10
   
5
x 10
 
5
0
- 490
5
0
0
x 10
 
1
0
 
1
0
0
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       É muito importante que o professor chame a atenção dos alunos para o que acontece nestas multiplicações. A representação numérica das quantidades auxilia a compreensão de que, ao escrever o número correspondente à quantidade dez vezes maior que a anterior, aumenta-se um zero.
        Para que esta atividade transforme-se num verdadeiro jogo, arduamente disputado, pode-se marcar o tempo que cada grupo leva para o percurso. Vencerá o grupo mais rápido. Porém, é importante ressaltar que, nessa variante, o registro em tabelas perde o sentido. A classe só estará interessada em observar o movimento dos colegas que fazem o percurso.
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