Metodologia do Ensino de Matemática
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Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
2º semestre / 1999
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Contribuições do Método Montessoriano
   para o Ensino de Matemática
(1º e 2º ciclos do ensino fundamental)
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Alunas:
Daiane Antunes Vieira
Daniela da Silva Nogueira
Elaine Cristina Arantes
Janine Durand
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"Durante toda minha vida tenho proclamado a necessidade da liberdade de escolha, da independência do pensamento e da dignidade humana. Todavia, entendo que a verdadeira liberdade é aquela interior, que não pode ser ensinada. Não pode nem mesmo ser conquistada. Pode somente ser construída dentro de si, como parte da personalidade e, se isto acontece, não poderá mais ser perdida"
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Maria Montessori
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CONHECENDO MARIA MONTESSORI:
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   Nos anos iniciais deste século, Maria Montessori dedicou-se à educação de crianças excepcionais, que, graças à sua orientação, rivalizavam nos exames de fim de ano com as crianças normais das escolas públicas de Roma. Esse fato levou Maria Montessori a analisar os métodos de ensino da época e a propor mudanças compatíveis com sua filosofia de educação. 
      Segundo Maria Montessori, a criança tem necessidade de mover-se com liberdade dentro de certos limites, desenvolvendo sua criatividade no enfrentamento pessoal com experiências e materiais. Um desses materiais era o chamado material das contas que, posteriormente, deu origem ao conhecido Material Dourado Montessori. 
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Datas mais importantes:
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1870 – Nasce Maria Montessori, em Chiaravalle/Itália;
1886 – Recebe diploma em Medicina e Cirurgia;
1896-1898 – Trabalha numa clínica psiquiátrica com Seguin e Itard;
1901 – Funda o Instituto para Crianças Deficientes;
1904 – Torna-se Livre Docente em Antropologia;
1907 – Ajuda a fundar a primeira Casa Del Bambibi em Roma;
1910 – Ajuda a Fundar a Casa Del Bambibi em Barcelona;
1912 – Publica o Método Montessori;
1917 – Recebe uma carta de Freud, que demonstra profunda simpatia por seu trabalho junto às crianças;
1920/1923 – Ministra cursos na Áustria, Alemanha, Holanda e Itália;
1927 – Participa de Movimentos na América do Sul;
1929 – Ministra palestras na Dinamarca;
1937 – Cria a Escola Montessoriana na Holanda;
1939 – É convidada pela Sociedade Filosófica da Índia e por seu representante – Gandhi – para ministrar cursos. E com a Segunda Guerra, Montessori teve que permanecer na Índia por um ano;
1940 – Aos 70 anos é enviada de volta a seu filho, como presente do Vice-Rei da Índia;
1950 – Homenageada pela UNESCO; também recebe o título de Doutora Honoris Causa;
1952 – Morre no dia 24 de maio, aos 82 anos. Sendo enterrada em Noordwek/Holanda.
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OBRAS DE MARIA MONTESSORI:
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Em Português:
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O que você precisa saber sobre seu filho
Montessori em Família
Pedagogia Científica 
A Criança
A Mente Absorvente 
Formação do Homem 
Educação e Paz
Educação Cósmica
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Em Italiano:
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Psicoaritmética 
L’Autoeducacione nelle scuole elementari
Dall’infanzia all adolescenza
Come educare il potenziale umano

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Em Inglês:
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Dr. Montessori’s Own Handbook
Education and Peace
Education for a New World
Spontaneous Activity in Education: The Advanced Montessori Method
The Absorbent Mind
The Child in the Church
The Child in the Family
The Child, Society and the World
The Discovery of the Child
The Formation of the Child
The Formation of Man
The Secret of Childhood
To Educate the human Potential
What you Should Know About Your Child ?
Look at the Child : Na expression of Maria Montessori’s Insights
Montessori’s Method
Secrets of Childhood : A Book for Parents and Teachers
The Advanced Montessori Method – Montessori Elementary Material
Childhod Education
From Childhood to Adolescence Including « Erdkinder » and the Functions of the University
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PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DE MARIA MONTESSORI
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- Aceitação do "ser" como "Pessoa Humana" - respeito ao educando.
- Aceitação das diferenças individuais (físicas, ambientais, intelectuais e  emocionas).
- Deixar o educando livre para que, através de experiências e vivências diárias, ele possa se auto-educar e auto-disciplinar.
- A conscientização do educador a respeito da criança ser uma pessoa em formação e toda ajuda útil desencadeará seu desenvolvimento natural.
- Ajudar o outro a ser "mais ele", sem humilhá-lo.
- Dar segurança, aceitar, amar, doar-se ao educando, levando-o a um "status" que o torna capaz de sua auto-educação, auto-realização.
- Deixar que a criança seja o centro de todo sistema educacional.
- Sentir constantemente uma trilogia na formação da pessoa humana: corpo + alma + espírito, unificados.
- Respeito ao ritmo normal da criança.
- Levar a criança a sentir como pessoa, cada dia, o que tem de valor, o que é verdadeiro, o que é bom para ela e para o outro, enfim o Real.
- Fazer a criança sentir que a liberdade não é licenciosa. Licenciosidade não existe em educação. Toda criança, toda pessoa, precisa conhecer limites.
- Levar o educando à conscientização do Real dele e do outro.
- Levar a criança à ordem e disciplina, que juntas levam à liberdade.
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O PROFESSOR MONTESSORIANO DEVE:
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- Conhecer-se a si próprio.
- Acreditar no seu trabalho.
- Ser autêntico.
- Saber ser um grupo e não uma pessoa, utilizando sempre "nós" e não "eu".
- Dar cada dia um passo para o aperfeiçoamento.
- Aprofundar-se em: filosofia, psicologia e metodologia montessoriana.
- Avaliar diariamente seu trabalho.
- Respeitar o aluno levando-o ao encontro com o Real, com Deus.
- Ser um observador constante da sala, procurando sempre a harmonia entre o trabalho físico, intelectual e moral.
- Levar o educando a ser autor de sua própria educação.
- Controlar os gestos, mostrando o domínio do espiritual sobre corpo.
- Fazer com que o educando sinta nos seus gestos o equilíbrio emocional e sua estabilidade.
- Cultivar o silêncio interior da classe.
- Ser criativo para que o educando crie também.
- Trabalhar com responsabilidade, seriedade, vontade e esforço.
- Se policiar para não corrigir o aluno em voz alta na frente dos colegas.
- Incentivar o trabalho do educando, quando este estiver com vontade de prosseguir. 
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MATERIAIS
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ATIVIDADES
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Atividade 1
Vamos fazer um trem?
Atividade 2
Barras Vermelhas
Atividade 3
Barras Vermelhas
e Azuis
Atividade 4
Vamos construir?
Atividade 5
Jogo de Tabuleiro
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LINKS
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        Os links abaixo trazem assuntos variados e que podem ilustrar o tema em questão. Alguns procuram reforçar o que já foi dito sobre o método montessoriano e sobre a própria Maria Montessori; outros estão mais voltados para a Matemática como um todo; e, finalmente, há aqueles que dizem respeito à Educação de maneira mais geral.
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Projeto 
Educar USP
Centro de Informações Multieducação
Colégio Poeta Drummond
Método Montessoriano
Método Montessoriano
Biografia de Maria Montessori
Escola do Futuro USP
Matemática
UNICAMP
EscolaNet
Educação
TV  Cultura
Ministério da Educação e Cultura
USP
Estação Ciência
 Escola Irmã
Catarina
Matemática: 
desafios e diversão
Professor 
Consultão
 Laboratório de Matemática 
FEUSP
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 Contatos:
dantvieira@zipmail.com.br
daninogueira@mandic.com.br
earantes@fe.usp.br
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