Nos anos iniciais deste século, Maria
Montessori dedicou-se à educação de crianças
excepcionais, que, graças à sua orientação,
rivalizavam nos exames de fim de ano com as crianças normais das
escolas públicas de Roma. Esse fato levou Maria Montessori a analisar
os métodos de ensino da época e a propor mudanças
compatíveis com sua filosofia de educação.
Segundo Maria Montessori, a criança tem necessidade de mover-se com liberdade dentro de certos limites, desenvolvendo sua criatividade no enfrentamento pessoal com experiências e materiais. Um desses materiais era o chamado material das contas que, posteriormente, deu origem ao conhecido Material Dourado Montessori. a a 1870 – Nasce Maria Montessori, em Chiaravalle/Itália; 1886 – Recebe diploma em Medicina e Cirurgia; 1896-1898 – Trabalha numa clínica psiquiátrica com Seguin e Itard; 1901 – Funda o Instituto para Crianças Deficientes; 1904 – Torna-se Livre Docente em Antropologia; 1907 – Ajuda a fundar a primeira Casa Del Bambibi em Roma; 1910 – Ajuda a Fundar a Casa Del Bambibi em Barcelona; 1912 – Publica o Método Montessori; 1917 – Recebe uma carta de Freud, que demonstra profunda simpatia por seu trabalho junto às crianças; 1920/1923 – Ministra cursos na Áustria, Alemanha, Holanda e Itália; 1927 – Participa de Movimentos na América do Sul; 1929 – Ministra palestras na Dinamarca; 1937 – Cria a Escola Montessoriana na Holanda; 1939 – É convidada pela Sociedade Filosófica da Índia e por seu representante – Gandhi – para ministrar cursos. E com a Segunda Guerra, Montessori teve que permanecer na Índia por um ano; 1940 – Aos 70 anos é enviada de volta a seu filho, como presente do Vice-Rei da Índia; 1950 – Homenageada pela UNESCO; também recebe o título de Doutora Honoris Causa; 1952 – Morre no dia 24 de maio, aos 82 anos. Sendo enterrada em Noordwek/Holanda. |
O que você precisa saber sobre seu filho Montessori em Família Pedagogia Científica A Criança A Mente Absorvente Formação do Homem Educação e Paz Educação Cósmica a Em Italiano: a L’Autoeducacione nelle scuole elementari Dall’infanzia all adolescenza Come educare il potenziale umano a a Dr. Montessori’s Own Handbook Education and Peace Education for a New World Spontaneous Activity in Education: The Advanced Montessori Method The Absorbent Mind The Child in the Church The Child in the Family The Child, Society and the World The Discovery of the Child The Formation of the Child The Formation of Man The Secret of Childhood To Educate the human Potential What you Should Know About Your Child ? Look at the Child : Na expression of Maria Montessori’s Insights Montessori’s Method Secrets of Childhood : A Book for Parents and Teachers The Advanced Montessori Method – Montessori Elementary Material Childhod Education From Childhood to Adolescence Including « Erdkinder » and the Functions of the University |
-
Aceitação do "ser" como "Pessoa Humana" - respeito ao educando.
- Aceitação das diferenças individuais (físicas, ambientais, intelectuais e emocionas). - Deixar o educando livre para que, através de experiências e vivências diárias, ele possa se auto-educar e auto-disciplinar. - A conscientização do educador a respeito da criança ser uma pessoa em formação e toda ajuda útil desencadeará seu desenvolvimento natural. - Ajudar o outro a ser "mais ele", sem humilhá-lo. - Dar segurança, aceitar, amar, doar-se ao educando, levando-o a um "status" que o torna capaz de sua auto-educação, auto-realização. - Deixar que a criança seja o centro de todo sistema educacional. - Sentir constantemente uma trilogia na formação da pessoa humana: corpo + alma + espírito, unificados. - Respeito ao ritmo normal da criança. - Levar a criança a sentir como pessoa, cada dia, o que tem de valor, o que é verdadeiro, o que é bom para ela e para o outro, enfim o Real. - Fazer a criança sentir que a liberdade não é licenciosa. Licenciosidade não existe em educação. Toda criança, toda pessoa, precisa conhecer limites. - Levar o educando à conscientização do Real dele e do outro. - Levar a criança à ordem e disciplina, que juntas levam à liberdade. |
-
Conhecer-se a si próprio.
- Acreditar no seu trabalho. - Ser autêntico. - Saber ser um grupo e não uma pessoa, utilizando sempre "nós" e não "eu". - Dar cada dia um passo para o aperfeiçoamento. - Aprofundar-se em: filosofia, psicologia e metodologia montessoriana. - Avaliar diariamente seu trabalho. - Respeitar o aluno levando-o ao encontro com o Real, com Deus. - Ser um observador constante da sala, procurando sempre a harmonia entre o trabalho físico, intelectual e moral. - Levar o educando a ser autor de sua própria educação. - Controlar os gestos, mostrando o domínio do espiritual sobre corpo. - Fazer com que o educando sinta nos seus gestos o equilíbrio emocional e sua estabilidade. - Cultivar o silêncio interior da classe. - Ser criativo para que o educando crie também. - Trabalhar com responsabilidade, seriedade, vontade e esforço. - Se policiar para não corrigir o aluno em voz alta na frente dos colegas. - Incentivar o trabalho do educando, quando este estiver com vontade de prosseguir. |
Vamos fazer um trem? |
Barras Vermelhas |
Barras Vermelhas e Azuis |
Vamos construir? |
Jogo de Tabuleiro |