Atividade 1               Márcia Mayumi Chinen
 
Norma 1: Matemática como Resolução de Problemas


A seguinte atividade tem como objetivo apresentar e/ou verificar a compreensão da criança quanto ao uso de unidades de medida na resolução de problemas que podem surgir em sua vida cotidiana. O conhecimento de medidas padrões, como o metro, podem auxiliar as crianças na resolução de problemas decorrentes de situações similares à atividade proposta.

Atividade: Qual a melhor mensagem?

faixa etária: 10 anos/ 4a série
número de participantes: individual ou a classe toda
material: qualquer material que se dispõe na sala de aula

Desenvolvimento da atividade:
 

        Senhor Carlos, pai de Carla, João e Alice, queria encomendar uma toalha de renda para a mesa da sala e para dar de presente a Dona Ana, a mãe das crianças. Ele pediu aos filhos que medissem a mesa e anotassem as medidas num papel. E os três atenderam ao pedido do pai. Mas, ao abrir os bilhetes, o senhor Carlos teve uma surpresa:

  10 palmos de um lado,                                                 5 e 3 mais um pedaço
  6 palmos e 7 dedos, o outro                                                                João
                               Carla

                                                                  Pai,
                                                         A mesa mede 1 metro
                                                         por 1 metro e meio.
                                                                              Alice
Responda:


Sugestões de encaminhamentos:

             Primeiramente, o professor poderia ler a atividade junto aos alunos, e discutir a forma que os filhos de sr. Carlos escreveram os bilhetes, procurando descobrir quais os possíveis materiais utilizados, que levaram a mensagens tão diferentes. Os alunos poderiam avaliar o bilhete mais adequado, justificando-se. Em seguida, introduziria-se o conteúdo unidades de medida (Você sabe o que é o metro? Tem idéia do seu valor?) e poderia ser proposto aos alunos a criação de uma nova unidade de medida, utilizando o material que se dispõe na sala de aula. Uma outra situação-desafio poderia ser imaginada, utilizando a unidade de medida criada pelos alunos, como por exemplo: quanto tecido seria preciso para se costurar uma cortina para a sala de aula?
 
 

Bibliografia:
- Secretaria  de Estado da Educação. Aprender pra valer! (módulo 2) - Classes de Aceleração, Fundo para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo,1998.
 
 
 
 
 
 
 

 VOLTAR                                                                                                                  PRÓXIMA