Norma 1: Matemática como Resolução de Problemas
A seguinte atividade tem como objetivo apresentar e/ou verificar
a compreensão da criança quanto ao uso de unidades de medida
na resolução de problemas que podem surgir em sua vida cotidiana.
O conhecimento de medidas padrões, como o metro, podem auxiliar
as crianças na resolução de problemas decorrentes
de situações similares à atividade proposta.
Atividade: Qual a melhor mensagem?
faixa etária: 10 anos/ 4a série
número de participantes: individual ou a classe toda
material: qualquer material que se dispõe na sala de aula
Desenvolvimento da atividade:
Senhor Carlos, pai de Carla, João e Alice, queria encomendar uma toalha de renda para a mesa da sala e para dar de presente a Dona Ana, a mãe das crianças. Ele pediu aos filhos que medissem a mesa e anotassem as medidas num papel. E os três atenderam ao pedido do pai. Mas, ao abrir os bilhetes, o senhor Carlos teve uma surpresa:
10 palmos de um lado,
5 e 3 mais um pedaço
6 palmos e 7 dedos, o outro
João
Carla
Pai,
A mesa mede 1 metro
por 1 metro e meio.
Alice
Responda:
Sugestões de encaminhamentos:
Primeiramente, o professor poderia ler a atividade junto aos alunos, e
discutir a forma que os filhos de sr. Carlos escreveram os bilhetes, procurando
descobrir quais os possíveis materiais utilizados, que levaram a
mensagens tão diferentes. Os alunos poderiam avaliar o bilhete mais
adequado, justificando-se. Em seguida, introduziria-se o conteúdo
unidades de medida (Você sabe o que é o metro? Tem idéia
do seu valor?) e poderia ser proposto aos alunos a criação
de uma nova unidade de medida, utilizando o material que se dispõe
na sala de aula. Uma outra situação-desafio poderia ser imaginada,
utilizando a unidade de medida criada pelos alunos, como por exemplo: quanto
tecido seria preciso para se costurar uma cortina para a sala de aula?
Bibliografia:
- Secretaria de Estado da Educação. Aprender pra
valer! (módulo 2) - Classes de Aceleração, Fundo para
o Desenvolvimento da Educação. São Paulo,1998.