BRINCANDO NO PARQUE
Objetivo:
Este jogo de tabuleiro que envolve problemas de matemática,
tem o objetivo de trabalhar as 4 operações matemáticas
(adição; subtração; divisão e multiplicação)
de uma maneira lúdica, como se as crianças que estão
jogando estivessem em um parque de diversões vivendo as possíveis
situações que são colocadas em cada casa do tabuleiro.
Conforme as crianças vão jogando, elas são
submetidas a realizarem as ações das casas do tabuleiro que
estão descritas nas cartas, isto possibilita a concretização
do objetivo, delas estarem resolvendo as situações matemáticas
que lhes são colocadas.
Componentes do jogo:
Regras do jogo:
O que contém cada carta:
AZUL: Você teve sorte! O parque de diversão lhe sorteou e vai lhe devolver o dinheiro do ingresso.
LARANJA: Seu irmão foi com você, compre ingresso do parque para ele também.
AMARELA: Parabéns! Você acertou três bolinhas dentro da boca do palhaço no brinquedo “acerte a Boca do Palhaço”. Por cada bolinha que você acertou, você irá ganhar 1 real.
VERMELHA: Seu brinquedo favorito está em promoção, de 4 reais, agora está pela metade do preço. E você não perde está oportunidade.
ROSA: Você comprou ingresso para o Carrinho de Bate-Bate, 3 reais. Mas chegando no brinquedo você percebe que ele está fechado. A pessoa do caixa lhe devolve o seu dinheiro e mais 2 reais.
VERDE CLARO: Você estava com muita fome e comeu um saco de batatas fritas( 2 reais); 1 hambúrguer (3 reais) e tomou um refrigerante (1 real)
PRETA: Você e seu irmão foram na lanchonete e comeram cada um: 1 saco de batata frita (2 reais) e 1 hambúrguer (3 reais).
BRANCA: Você comprou ingresso para a Casa dos Monstros, a última vez que você foi no parque este ingresso custava 3 reais, mas agora ele custa o triplo do preço. Você reclamou que estava muito caro e recebeu um desconto de 3 reais.
MARROM: Você é uma pessoa de sorte! Encontrou 2 moedas de 50 centavos no chão.
LILÁS: Você estava na Montanha Russa e caiu quatro moedas de 50 centavos do seu bolso. Infelizmente você perde este dinheiro.
CINZA: Você não resistiu e foi 3 vezes na Roda Gigante, cada ingresso custa 3 reais.
VERDE ESCURO: Você comprou um sorvete de 2 reais, mas deu para a pessoa do caixa 5 reais. A pessoa se confundiu no troco e lhe deu o seu dinheiro de volta mais o troco que você deveria receber.
AZUL MARINHO: Você derrubou 7 latas no jogo “acerte as latas”.
Como prêmio recebe 2 reais, por cada lata derrubada.
Observação: Este jogo foi elaborado por Priscila Moraci
Engelberg.
O professor que for utilizar este jogo, pode incentivar os seus alunos
a criarem novos problemas que envolvam situações matemáticas
em um parque de diversão, para que o tabuleiro seja ampliado. Dessa
forma as crianças vão se sentir mais motivadas a jogarem,
pois criaram sobre ele.