Atividade 3                                          Roberta Bellinato
 

Matemática como resolução o de problemas:

Vamos fazer um piquenique?

a)    Público-alvo: 4 a série.

b)   Objetivos:

? Promover uma situação concreta na qual os alunos percebam a necessidade de conhecimentos matemáticos para que esta se desenvolva da melhor maneira possível;
? Oportunizar os alunos  resolverem as situacoes-problemas que são decorrentes da organização desta atividade, construindo significados às operações fundamentais, envolvendo números naturais e racionais.

c) Conteúdos conceituais e procedimentais envolvidos:
? Grandezas e medidas
? Multiplicação
? Divisão
? Soma
? Reconhecimento de que uma única situação-problema pode ser resolvida por diferentes operações;
? Análise, interpretação e resolução de uma determinada situação-problema, compreendendo alguns significados de utilização das operações;
? Utilização de diferentes estratégias para encaminhar a resolução deste problema.

d)   Conteúdos atitudinais:
? Confiança;
? Respeito pelo trabalho em grupo e a troca de idéias;
? Decisão da operação em função do problema.
 

e)  Desenvolvimento:

1) Inicialmente, os alunos e o educador devem discutir sobre quais alimentos e bebidas que farão parte deste piquenique. Para ilustrarmos o desenvolvimento desta atividade vamos supor que, após tal discussão, eles resolveram que haverá no evento,  sanduíche de queijo, refrigerante e algumas frutas.
 O educador, diante desta escolha, poderá problematizar a seguinte questão: "Quanto necessitaremos de cada alimento para cada elemento da sala? Como poderemos representar esta quantidade?"
Neste ponto, o educador poderá introduzir o trabalho com medidas  e grandezas, utilizando quilo, quilograma,  litro, mililitro, etc, pedindo para que seus alunos adeqüem às medidas às respectivas grandezas. Após, promover a comparação.
 Finalmente, os alunos deverão calcular uma média dos alimentos e bebidas por indivíduo, e este resultado poderá ser utilizado em situações superiores.

2)  Num segundo momento, o educador poderá problematizar:  "Quanto alimento será necessário para que todos os alunos da sala possam participar?"
 Aqui, poderemos nos utilizar dos conhecimentos de multiplicação, pois os alunos deverão multiplicar a quantidade de alimento por pessoa pelo número de alunos que estão na sala.

3) Após, o cálculo de quanto alimento e bebida será necessário para que possamos fazer o piquenique, torna-se imprescindível operacionalizar a compra dos produtos. No entanto, esta não será afeita de imediato...
 Assim, antes da compra, deverá ser realizado um trabalho de pesquisa  sobre os preços comparando-os. Desta maneira, a sala será dividida em grupos menores os quais deverão ir até alguns supermercados para trazer até a sala os preços dos respectivos produtos, para decidirem juntos  sobre onde comprar.

4) Neste outro momento, será necessário que seja realizado o cálculo do custo total, isto é, quanto dinheiro deverão dispor para este evento. Assim, deverão realizar operações de multiplicação para descobrirem  quanto gastarão com cada alimento ( por exemplo: se nós vamos precisar de 10 litros de refrigerante e cada refrigerante custa R$ 1,50, quanto gastaremos de refrigerante?)
 Após este calculo multiplicativo, poderemos realizar junto com nossos alunos a soma de todos os gastos dos produtos, obtendo assim, o custo total.

5)      Finalmente, será necessário que utilizem seus conhecimentos em divisão para que obtenham o quanto cada um deverá dar individualmente em reais para a concretização deste evento.

6)      A seguir, a compra deverá ser efetuada ou por um educador ou por um grupo de alunos.

Depois é só aproveitar gostosamente este encontro....

BOM APETITE!
 

VOLTAR                                                                                                                 PRÓXIMA