Matemática como resolução o de problemas:
Vamos fazer um piquenique?
a) Público-alvo: 4 a série.
b) Objetivos:
? Promover uma situação concreta na qual os alunos percebam
a necessidade de conhecimentos matemáticos para que esta se desenvolva
da melhor maneira possível;
? Oportunizar os alunos resolverem as situacoes-problemas que
são decorrentes da organização desta atividade, construindo
significados às operações fundamentais, envolvendo
números naturais e racionais.
c) Conteúdos conceituais e procedimentais envolvidos:
? Grandezas e medidas
? Multiplicação
? Divisão
? Soma
? Reconhecimento de que uma única situação-problema
pode ser resolvida por diferentes operações;
? Análise, interpretação e resolução
de uma determinada situação-problema, compreendendo alguns
significados de utilização das operações;
? Utilização de diferentes estratégias para encaminhar
a resolução deste problema.
d) Conteúdos atitudinais:
? Confiança;
? Respeito pelo trabalho em grupo e a troca de idéias;
? Decisão da operação em função
do problema.
e) Desenvolvimento:
1) Inicialmente, os alunos e o educador devem discutir sobre quais alimentos
e bebidas que farão parte deste piquenique. Para ilustrarmos o desenvolvimento
desta atividade vamos supor que, após tal discussão, eles
resolveram que haverá no evento, sanduíche de queijo,
refrigerante e algumas frutas.
O educador, diante desta escolha, poderá problematizar
a seguinte questão: "Quanto necessitaremos de cada alimento para
cada elemento da sala? Como poderemos representar esta quantidade?"
Neste ponto, o educador poderá introduzir o trabalho com medidas
e grandezas, utilizando quilo, quilograma, litro, mililitro, etc,
pedindo para que seus alunos adeqüem às medidas às respectivas
grandezas. Após, promover a comparação.
Finalmente, os alunos deverão calcular uma média
dos alimentos e bebidas por indivíduo, e este resultado poderá
ser utilizado em situações superiores.
2) Num segundo momento, o educador poderá problematizar:
"Quanto alimento será necessário para que todos os alunos
da sala possam participar?"
Aqui, poderemos nos utilizar dos conhecimentos de multiplicação,
pois os alunos deverão multiplicar a quantidade de alimento por
pessoa pelo número de alunos que estão na sala.
3) Após, o cálculo de quanto alimento e bebida será
necessário para que possamos fazer o piquenique, torna-se imprescindível
operacionalizar a compra dos produtos. No entanto, esta não será
afeita de imediato...
Assim, antes da compra, deverá ser realizado um trabalho
de pesquisa sobre os preços comparando-os. Desta maneira,
a sala será dividida em grupos menores os quais deverão ir
até alguns supermercados para trazer até a sala os preços
dos respectivos produtos, para decidirem juntos sobre onde comprar.
4) Neste outro momento, será necessário que seja realizado
o cálculo do custo total, isto é, quanto dinheiro deverão
dispor para este evento. Assim, deverão realizar operações
de multiplicação para descobrirem quanto gastarão
com cada alimento ( por exemplo: se nós vamos precisar de 10 litros
de refrigerante e cada refrigerante custa R$ 1,50, quanto gastaremos de
refrigerante?)
Após este calculo multiplicativo, poderemos realizar junto
com nossos alunos a soma de todos os gastos dos produtos, obtendo assim,
o custo total.
5) Finalmente, será necessário que utilizem seus conhecimentos em divisão para que obtenham o quanto cada um deverá dar individualmente em reais para a concretização deste evento.
6) A seguir, a compra deverá ser efetuada ou por um educador ou por um grupo de alunos.
Depois é só aproveitar gostosamente este encontro....
BOM APETITE!