Título: RADIAÇÃO X RADIOATIVIDADE | |
Autores: Giuliana Gonçalves, Josué Farias e Tatiana Gonçalves ApresentaçãoEste módulo inovador foi pensado para apresentar aos alunos do ensino médio uma abordagem inicial sobre a Física Moderna. Para tanto, faremos uma abordagem histórica do assunto iniciando com uma breve apresentação da evolução dos modelos atômicos até os mais aceitos na atualidade. A partir desse ponto daríamos início ao estudo da radiação e da radioatividade. IntroduçaoExistem certos assuntos controvertidos, periodicamente divulgados pelos meios de comunicação, e que dizem respeito a toda população. Esta divulgação é, geralmente, motivada por algum acontecimento que trás o assunto à tona, exigindo da comunidade uma postura crítica para avaliação de suas conseqüências. A Radiação e a Radioatividade estão entre estes assuntos. As opiniões a respeito são, geralmente, apresentadas sem o devido embasamento técnico-científico o que facilmente pode levar a erros na avaliação. Por outro lado, quando são expostos argumentos fundamentados, há certa resistência dos leitores devido à dificuldade na compreensão de certos conceitos considerados complicados e/ou pouco conhecidos. Esta desinformação tem raízes na formação escolar do leitor. Na verdade, como regra geral, conceitos como radioatividade, não são apresentados no ensino fundamental e aparecem, às vezes, na disciplina de química do ensino médio. No terceiro grau, só são discutidos em cursos da área de ciências exatas sob seus aspectos físicos, químicos e energéticos, ficando sua interação com seres vivos para a área das ciências biomédicas. Isto significa que um cidadão com formação superior, que não tenha escolhido qualquer uma das áreas acima mencionadas, terá, na melhor das hipóteses, visto o assunto radiação/radioatividade sob seu aspecto químico em algumas aulas no ensino médio. Assim como o cidadão que tenha somente o ensino fundamental, certamente nunca ouviu falar do assunto na escola! E como fica a radioterapia, os danos provocados pela radiação, a proteção radiológica e tantos outros temas que dizem respeito ao dia-a-dia do indivíduo? Somos de opinião que assuntos com esta repercussão e importância social devem ser abordados já no ensino fundamental, pois dizem respeito a cada indivíduo, que deve ser capaz de opinar, agir e decidir de acordo com uma postura ética adquirida por uma formação bem fundamentada. Supondo que algum professor de ciências do ensino médio, queira romper este ciclo. Onde poderá ele suprir as deficiências na sua própria formação de maneira a ter uma visão ampla do assunto para poder apresentá-la a seus alunos? A literatura a respeito é pouco acessível, geralmente especializada, e/ou em línguas estrangeiras. Pensando neste professor, no aluno do ensino médio, no universitário das áreas das ciências humanas e sociais e nas pessoas interessadas no assunto, estruturamos um módulo de ensino inovador, bastante acessível e abrangente no sentido de referir-se a vários aspectos do tema. ObjetivoTrazer a radiação e a radioatividade para o cotidiano dos alunos, buscado a diferenciação destas. Trabalhar com o aluno o conceito de que radiação e radioatividade não remetem somente a malefícios. E ao final colocar o aluno como um emissor de radiação, assim como todos os corpos. Público-alvo: Alunos do 2º e 3º Anos do Ensino Médio Número de aulas: 11 Aulas Temática: As palavras radiação e radioatividade atualmente deixam todo mundo de cabelo em pé, causam temor, parecem entidades do mal. O que acontece, na verdade, é que existe uma grande ignorância das pessoas sobre o assunto e um sensacionalismo da mídia, agravado pelos filmes de ficção em que estes fenômenos são responsáveis pelos mais estranhos monstros mutantes. Mas tanto a radiação quanto a radioatividade são fenômenos naturais e convivemos com eles desde o surgimento do homem na Terra. Anexos: RadiacaoXRadioatividade.pdf 1568436 bytes 1Radicao.pps 1041408 bytes 2Radiotaividade.pps 247808 bytes 3Aplicacoes.pps 342528 bytes Video1Infravermelho.asf 7865133 bytes Clique Aqui caso esteja usando o sistema operacional Windows! Comentários: Nome: Vera Carneiro Braga de Oliveira Comentário: Vera Carneiro Realmente, trata-se de um módulo inovador. Apresenta-se didaticamente bem estruturado. Fácil aplicação. Responde ao conhecimento sobre o tema para os alunos do ensino médio. O objetivo foi alcançado. Data: 2010-03-28 21:49:58 ================================== Nome: Josemar Silva Souza Comentário: Esse tema é muito interessante, pois aborda um assunto que não é muito discutido em sala de aula. E também é um assunto que gera muitas dúvidas não só para os alunos mas também para a população em geral, devido aos mitos sobre o tema. A única ressalva é quanto ao conhecimento que os alunos precisam ter para que esse tema possa ser trabalhado e ao número de aulas necessárias para aplicação dessa aula. Data: 2015-05-28 11:11:08 ================================== Nome: Fabio Gregorio Galindo Comentário: Excelente Proposta! Algo extremamente deficitário no Ensino médio e de grande relevância! A abordagem sobre o tema e a introdução colocada na proposta esta ótima, instiga quem ler à saber sobre o assunto, se interessando no projeto. as justificativas para o projeto estão claras e são muito validas. Parabéns! Data: 2016-05-13 18:33:31 ================================== |