Título: Também tem cultura nos aceleradores de partículas!

Autores: Alda Salles, Graciela Watanabe, Paulo Souza
Semestre: 01/2008
Palavras-chave: Aceleradores de Partículas

Apresentação


Este módulo de ensino se divide em 7 aulas onde o aluno irá aprender mais sobre a física nuclear e o funcionamento de um acelerador de partículas. Nessas aulas serão abordadas as contribuições que os estudos no campo da física nuclear têm proporcionado para o avanço tecnológico em diversas áreas da sociedade. 1º História do átomo: nesta atividade os alunos irão aprender um pouco sobre a história da concepção atômica da matéria. Pretende-se ao fim da abordagem distribuir aos grupos participantes alguns murais contendo em ordem cronológica fatos importantes sobre o estudo da estrutura da matéria feito ao longo dos séculos. Os alunos receberão também fotos dos grandes filósofos e cientistas envolvidos em tais eventos e fará a associação no mural do personagem com cada evento característico de sua pesquisa. 2º Aceleradores: os alunos irão conhecer o acelerador Pelletron da USP (por material didático preparado e/ou visita ao laboratório conforme disponibilidade) e o LHC do Cern (através de material didático e explanação em sala de aula pelo Professor). Ao fim propomos aos alunos discutirem o funcionamento dos aceleradores de partículas e traremos a revista Veja que aborda uma série de matérias sobre o assunto. Cada grupo ficará responsável por discutir um tema abordado pela revista e ao fim farão uma apresentação do tema sendo aberto aos demais alunos discutirem tendo em vista o que foi aprendido em sala de aula sobre os aceleradores. 3º Aspectos físicos: será abordado os tipos de pesquisas relacionadas com física nuclear e suas aplicações. 4º e 5º Física de partículas: os alunos irão conhecer as partículas elementares. 6º Colisões nos aceleradores: nesta atividade os alunos irão descobrir como acelerar partículas e como são retirados os dados das colisões. 7º Finalizando: discussão sobre a importância das pesquisas em física nuclear.

Introduçao


Os aceleradores de partículas são máquinas gigantescas que servem como aparato para o desenvolvimento da física nuclear. Neste módulo, pretendemos desmistificar a ciência nuclear como uma invenção associada à bombas de destruição e radiação maléfica ao homem. Buscamos assim interar o aluno sobre o ínicio do funcionamento do acelerador LHC na fronteira da Suíça com a França, um projeto de engenharia de proporções gigantescas, onde há um investimento financeiro sobremodo elevado. Procuraremos demonstrar mais especificamente o papel social atrelado à física usando como objeto de estudo os aceleradores Pelletron da Usp e o LHC do Cern.

Objetivo


Duas questões permeiam este módulo inovador: 1º questão: Como se faz pesquisas para responder questões como: Como surgiu o Universo? 2º questão: Por quê se investir milhões em máquinas de acelerar partículas? Buscando elementos históricos e físicos baseados nas pesquisas em física nuclear, este módulo tenta descaracterizar o ciência física como provedora do conhecimento específico mas também como uma parte característica da aprendizado cultural do indivíduo.


Público-alvo: Ensino médio
Número de aulas: 7

Temática: Este módulo inovador se sustenta em duas frentes do conhecimento intelectual do aluno. O primeiro é o conhecimento científico, onde buscamos inserir novos tópicos da física moderna para o entedimento do mundo que o cerca. O segundo é o que denominamos de conhecimento de extensão cultural, onde procuramos encaminhar novas questões ainda não pensadas por estes alunos, possiblitando a reflexão sobre os temas abordados. Este último ponto abordado torna-se muito importante pois os cientistas devem saber justificar à sociedade a importância de suas pesquisas e tornar claro que o dinheiro gasto em tais atividades é um investimento que a humanidade proporciona a si mesma, às vezes a longo prazo. Sobretudo abordando uma megaconstrução como o LHC deve-se deixar claro o quão importantes são tais pesquisas de forma a justificar tamanho gasto financeiro por parte dos países e instituições colaboradores do projeto.

Anexos:
Texto sobre os aceleradores.pdf 360255 bytes
Textoapoioaoprofessor-Aula1,2,3,4e5.pdf 2864281 bytes
RUTHERFORD_experimento~1.EXE 324096 bytes
Historiadaciencia.pdf 2050827 bytes
particulaselementares.pdf 1233307 bytes
ModuloInovador.pdf 2256917 bytes


Clique Aqui caso esteja usando o sistema operacional Windows!


Comentários:

Nome: Sílvia Helena Paes de Almeida de Saito
Comentário: Qual a finalidade do LHC e, até mesmo, da ciência em nossas vidas? Alem da beleza do conhecimento, da busca de respostas de como tudo teve início, e da cultura adquirida, qual a influência prática em nossas vidas? O tema proposto, arrojado para o ensino médio, aborda amplamente e com muitos detalhes o conhecimento científico e histórico relativo à Física nuclear e de partículas elementares. A forma de condução e desenvolvimento em sala, através de leituras de textos, aulas expositivas e discussões em grupos dão uma dinâmica, em que o aluno se sente participante da construção de seu conhecimento. Quanto ao conteúdo, possui o atrativo de ser um tema que “está na moda”, pelo início de funcionamento do LHC, o que estimula e ajuda a manter a atenção do estudante, mesmo que não consiga compreender totalmente o tema, pela grande concentração de informações, em tão pouco tempo. É um tema atual e, ao mesmo tempo polêmico, dada a ligação da Física nuclear às guerras e às questões do meio ambiente, devido aos vazamentos dos reatores e ao lixo radioativo. Portanto, ao se apresentar outras “faces dessa mesma moeda” (tentativa de entender os instantes iniciais do Universo, utilização na Medicina, higienização de alimentos e, até mesmo estabelecendo comparações dos danos ambientais de Usinas nucleares, quando bem construidas, aos causados por hidrelétricas e termoelétricas), o estudante vai delineando suas próprias conclusões sobre o assunto, tomando consciência, para poder tomar decisões melhores embasadas. Bem colocadas as informações sócio econômicas e o debate a favor e contra financiamentos científicos do porte do LHC.E tambem as informações sobre as atuações de físicos brasileiros.
Data: 2010-03-31 18:40:46
==================================

REMI : Repositório do Módulo Inovador
Copyright © 2008 Romão&Romão

PHP:5.2.0
Melhor visualizado com resolução de vídeo de 800x600 pixels e navegador FireFox

Buscar:
______________________
Login:
Senha:
>> Institucional
>> Consulte um Físico
>> Forum
>> Notícias
>> Sites Interessantes
>> Projetos Educacionais
>> Artigos
>> Tutoriais
Cadastre-se
>> Metodologia do Ensino de Física
___________________________________________________
Metodologia do Ensino de Física
Acessos Título Área Avaliação Usuários Avaliação Especialistas
13 Em desenvolvimento mef
356 Os sons que nos movem! mef
282 A Radiação na Medicina Interdisciplinar
254 Entropia Termodinâmica
281 A física hoje em dia fisica quantica
267 Efeito Fotoelétrico Fisica Moderna
273 Experimentando o Movimento. (Principio da relatividade de Galileu) mef
298 Física e Arte: uma proposta de mini-curso mef
304 O olho Humano mef
10697 Observando as geradoras de movimento Mecânica
330 Introdução à Astronomia MEF
11295 A tecnologia como auxílio no ensino de Física mef
233 Energia Nuclear: uma solução ou uma bomba? mef
220 Prolpulsão mef
291 Rádio Pirata CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade
302 As Radiações e a Vida Física Moderna, Física Nuclear
233 Racionalizar para não apagar. Eletrodinâmica, onda e luz
2775 A Eletricidade em nossas casas mef
1958 Fissão Nuclear - Um estudo a partir da Bomba Atômica mef
914 Controvérsias na Cosmologia Física, Cosmologia
2491 Os riscos da eletricidade no cotidiano mef
2159 Controvérsias na Cosmologia Física, Cosmologia
2272 Óptica do Olho Humano mef
1842 Conservação de Energia em Tempos de Crise mef
2443 FISSÃO NUCLEAR: UM ESTUDO A PARTIR DA BOMBA ATÔMICA Física Moderna
1787 Viagens no tempo? Física Moderna
266 CIENCIA E RESPONSABILIDADE – A RADIAÇÃO NA ATUALIDADE Fisica Moderna
274 Evolução do Sistema Solar Astronomia
308 Formaçao e Evoluçao do Sistema Solar mef
1774 Uma Viagem no interior de nossos olhos mef
324 Radiações e Partículas mef
249 Como enxergar o mundo? Um estudo sobre instrumentos óticos. mef
3226 A Vida no Contexto Cósmico Metodologia do Ensino de Física
319 Hidrostática no avião hidrostática
2834 Estudo das Medidas em Física (Introdução à Metrologia) mef
288 Os utensílios domésticos e suas Funções mef
3560 Também tem cultura nos aceleradores de partículas! Física de Partículas
7672 RADIAÇÃO X RADIOATIVIDADE Física Moderna
6767 Eletrólitos Sólidos mef
4517 O Brilho vai além Fisíca Moderna