Título: Também tem cultura nos aceleradores de partículas! | |
Autores: Alda Salles, Graciela Watanabe, Paulo Souza ApresentaçãoEste módulo de ensino se divide em 7 aulas onde o aluno irá aprender mais sobre a física nuclear e o funcionamento de um acelerador de partículas. Nessas aulas serão abordadas as contribuições que os estudos no campo da física nuclear têm proporcionado para o avanço tecnológico em diversas áreas da sociedade. 1º História do átomo: nesta atividade os alunos irão aprender um pouco sobre a história da concepção atômica da matéria. Pretende-se ao fim da abordagem distribuir aos grupos participantes alguns murais contendo em ordem cronológica fatos importantes sobre o estudo da estrutura da matéria feito ao longo dos séculos. Os alunos receberão também fotos dos grandes filósofos e cientistas envolvidos em tais eventos e fará a associação no mural do personagem com cada evento característico de sua pesquisa. 2º Aceleradores: os alunos irão conhecer o acelerador Pelletron da USP (por material didático preparado e/ou visita ao laboratório conforme disponibilidade) e o LHC do Cern (através de material didático e explanação em sala de aula pelo Professor). Ao fim propomos aos alunos discutirem o funcionamento dos aceleradores de partículas e traremos a revista Veja que aborda uma série de matérias sobre o assunto. Cada grupo ficará responsável por discutir um tema abordado pela revista e ao fim farão uma apresentação do tema sendo aberto aos demais alunos discutirem tendo em vista o que foi aprendido em sala de aula sobre os aceleradores. 3º Aspectos físicos: será abordado os tipos de pesquisas relacionadas com física nuclear e suas aplicações. 4º e 5º Física de partículas: os alunos irão conhecer as partículas elementares. 6º Colisões nos aceleradores: nesta atividade os alunos irão descobrir como acelerar partículas e como são retirados os dados das colisões. 7º Finalizando: discussão sobre a importância das pesquisas em física nuclear. IntroduçaoOs aceleradores de partículas são máquinas gigantescas que servem como aparato para o desenvolvimento da física nuclear. Neste módulo, pretendemos desmistificar a ciência nuclear como uma invenção associada à bombas de destruição e radiação maléfica ao homem. Buscamos assim interar o aluno sobre o ínicio do funcionamento do acelerador LHC na fronteira da Suíça com a França, um projeto de engenharia de proporções gigantescas, onde há um investimento financeiro sobremodo elevado. Procuraremos demonstrar mais especificamente o papel social atrelado à física usando como objeto de estudo os aceleradores Pelletron da Usp e o LHC do Cern. ObjetivoDuas questões permeiam este módulo inovador: 1º questão: Como se faz pesquisas para responder questões como: Como surgiu o Universo? 2º questão: Por quê se investir milhões em máquinas de acelerar partículas? Buscando elementos históricos e físicos baseados nas pesquisas em física nuclear, este módulo tenta descaracterizar o ciência física como provedora do conhecimento específico mas também como uma parte característica da aprendizado cultural do indivíduo. Público-alvo: Ensino médio Número de aulas: 7 Temática: Este módulo inovador se sustenta em duas frentes do conhecimento intelectual do aluno. O primeiro é o conhecimento científico, onde buscamos inserir novos tópicos da física moderna para o entedimento do mundo que o cerca. O segundo é o que denominamos de conhecimento de extensão cultural, onde procuramos encaminhar novas questões ainda não pensadas por estes alunos, possiblitando a reflexão sobre os temas abordados. Este último ponto abordado torna-se muito importante pois os cientistas devem saber justificar à sociedade a importância de suas pesquisas e tornar claro que o dinheiro gasto em tais atividades é um investimento que a humanidade proporciona a si mesma, às vezes a longo prazo. Sobretudo abordando uma megaconstrução como o LHC deve-se deixar claro o quão importantes são tais pesquisas de forma a justificar tamanho gasto financeiro por parte dos países e instituições colaboradores do projeto. Anexos: Texto sobre os aceleradores.pdf 360255 bytes Textoapoioaoprofessor-Aula1,2,3,4e5.pdf 2864281 bytes RUTHERFORD_experimento~1.EXE 324096 bytes Historiadaciencia.pdf 2050827 bytes particulaselementares.pdf 1233307 bytes ModuloInovador.pdf 2256917 bytes Clique Aqui caso esteja usando o sistema operacional Windows! Comentários: Nome: Sílvia Helena Paes de Almeida de Saito Comentário: Qual a finalidade do LHC e, até mesmo, da ciência em nossas vidas? Alem da beleza do conhecimento, da busca de respostas de como tudo teve início, e da cultura adquirida, qual a influência prática em nossas vidas? O tema proposto, arrojado para o ensino médio, aborda amplamente e com muitos detalhes o conhecimento científico e histórico relativo à Física nuclear e de partículas elementares. A forma de condução e desenvolvimento em sala, através de leituras de textos, aulas expositivas e discussões em grupos dão uma dinâmica, em que o aluno se sente participante da construção de seu conhecimento. Quanto ao conteúdo, possui o atrativo de ser um tema que “está na moda”, pelo início de funcionamento do LHC, o que estimula e ajuda a manter a atenção do estudante, mesmo que não consiga compreender totalmente o tema, pela grande concentração de informações, em tão pouco tempo. É um tema atual e, ao mesmo tempo polêmico, dada a ligação da Física nuclear às guerras e às questões do meio ambiente, devido aos vazamentos dos reatores e ao lixo radioativo. Portanto, ao se apresentar outras “faces dessa mesma moeda” (tentativa de entender os instantes iniciais do Universo, utilização na Medicina, higienização de alimentos e, até mesmo estabelecendo comparações dos danos ambientais de Usinas nucleares, quando bem construidas, aos causados por hidrelétricas e termoelétricas), o estudante vai delineando suas próprias conclusões sobre o assunto, tomando consciência, para poder tomar decisões melhores embasadas. Bem colocadas as informações sócio econômicas e o debate a favor e contra financiamentos científicos do porte do LHC.E tambem as informações sobre as atuações de físicos brasileiros. Data: 2010-03-31 18:40:46 ================================== |