Você provavelmente encontrou valores diferentes para a resistência do fio de cobre, quando a determinou pela relação V/i, medindo a tensão e a corrente (Q14) e, posteriormente, medindo-a diretamente com o ohmímetro (Q20).

Essa diferença é devida, principalmente, a uma perturbação que o amperímetro causa quando ligado ao circuito para efetuar a medida da corrente. Um amperímetro possui uma certa resistência, chamada resistência interna.

No circuito indicado na figura 11, existe uma diferença de potencial entre os terminais do medidor (pontos B e C). A resistência interna é a razão entre essa diferença de potencial e o corrente i que passa no circuito.


O amperímetro é ligado em série ao circuito, para medir o corrente que atravessa o resistor. Nessa ligação você deve considerar que, além da resistência ligada entre A e B, existe mais uma resistência: a resistência interna do amperímetro, que, ao ser ligado ao circuito, alterou a corrente, perturbando a medida.

Os amperímetros devem possuir resistência interna de valor bem pequeno, para não alterar muito o valor do corrente que se quer medir. Isto significa que, retirando ou intercalando o medidor entre os pontos B e C, a corrente que flui pelo circuito não deve ser modificada apreciavelmente.

Alguns resistores não trazem impressos os seus valores numéricos. No entanto, muitos vezes existem em seu corpo algumas faixas coloridas. Estas faixas representam, de acordo com sua cor e posição, o valor nominal do resistor. O código de cores com o qual podemos identificar o valor nominal de um resistor é o seguinte:

A cor preta marrom vermelha laranja amarela
vale o algarismo 0 1 2 3 4






A cor verde azul violeta cinza branca
vale o algarismo 5 6 7 8 9





As faixas são lidas sempre da extremidade para o centro do resistor. Siga com atenção os itens.

a) A primeira faixa, mais próxima da extremidade, representa o primeiro algarismo do valor da resistência. Este algarismo é o que está associado à cor correspondente no quadro acima.

b) A segunda faixa representa o segundo algarismo da mesma maneira que o item anterior.

c) A terceira faixa representa a potência de 10 pela qual deve ser multiplicado o número formado pelos dois algarismos já identificados.

d) Alguns resistores apresentam somente 3 faixas. Outros, porém, apresentam ainda uma quarta faixa. Esta faixa indica a imprecisão na fabricação da resistência. Esta imprecisão é dada em percentagem sobre o valor nominal do resistor. A convenção é a seguinte:

sem a 4ª faixa - 20% de imprecisão
com a 4ª faixa prateada - 10% de imprecisão
com a 4ª faixa dourada - 5% de imprecisão

Vamos a um exemplo. Consideremos o resistor A (acompanhe com o código).


 

Isto não quer dizer que o resistor deva ter exatamente 22 . Observe que o resistor não tem a 4ª faixa, portanto, a imprecisão é de 20%. Mas 20% de 22 é 4,4 . O fabricante garante apenas que a resistência está situada no intervalo entre 17,6 (22 -4,4 = 17,6) e 26,4 (22 + 4,4 = 26,4).

Consideremos agora o resistor B.

 

O fabricante especifica uma Imprecisão de 5% (2 000 ). Assim, este resistor pode ter qualquer valor compreendido entre 38 000 e 42 000 . Esta imprecisão percentual no valor do resistor fornecida pelo fabricante é denominada tolerância no valor da resistência.


 

Resistência interna dos medidores de corrente