E1 - As medidas de tensões ( V ) e de corrente ( i ) que você fez para o fio de cobre mostram que a razão V/i é ____, enquanto que as medidas obtidas para a lâmpada mostraram que a razão V/i é ____.

E2 - Uma constante de proporcionalidade obtida do gráfico tensão versus corrente ( V x i ) para um condutor ôhmico é chamada de ____.

E3 - Em qualquer gráfico V x i para condutores comuns ( fios condutores ), a reta obtida no gráfico passa pela origem? Justifique. E o caso da lâmpada?

E4 - Como podemos saber se um resistor é ôhmico ou não-ôhmicos para um determinado intervalo de tensões aplicadas?

E5 - Suponha que você mediu vários pares de valores de correntes e tensão para um condutor ôhmico. Os valores obtidos, quando representados em um gráfico V x i, estão todos exatamente alinhados em uma reta? Justifique.

E6 - Todos os resistores têm razão V/i constante? Cite exemplos, onde V/i é constante e casos onde não é constante quando se varia a tensão.

E7 - O valor da resistência interna de um amperímetro deve ser muito ____comparada com a resistência do circuito, para não alterar muito o valor da ____ que se quer medir.

E8 - Considere dois condutores, um ôhmico ( A ) e outro não-ôhmico ( B ). Sabe-se que cada um deles é percorrido por uma corrente de 0,1 A quando se aplica 10V às suas extremidades.

a) Quais os valores das resistências dos condutores A e B quando se aplica a tensão de 10V?
b) Você sabe dizer quais os valores das resistências dos condutores quando se aplica a tensão de 5V?


E9 - O gráfico da figura 13 representa a tensão versus corrente para um resistor.

a) Utilize o gráfico para completar a tabela 5 de tensão e corrente.
b) Obtenha, a partir do gráfico, o valor da resistência. Compare com os valores obtidos através da tabela.


figura 13


tabela 5



E10
- A tabela 6 mostra resultados experimentais de medidas de corrente elétrica para diferentes tensões aplicadas em um resistor. Entretanto, o experimentador quer construir uma tabela para valores que não foi possível obter experimentalmente.

a) Ajude o experimentador a concluir a tabela.
b) Levante o gráfico V X i com os dados da tabela construída.
c) Qual o valor da resistência do resistor em questão? Determine através do coeficiente angular no gráfico.


tabela 6

 

E11 - Construa o gráfico V X i (figura 14) com os dados da tabela 7.

a) Existe algum intervalo em que o resistor se comporta como um resistor linear? Qual é este intervalo? Como você pode verificar a linearidade sem construir o gráfico?
b) Para atensão de 18 V, qual o valor do resistência?
c) Para a corrente de 6,5 x10-l A, qual a tensão aplicada e qual o valor da resistência?

tabela 7



figura 14

 

E12 - Com auxílio do Código de Cores, para identificar resistência, complete o quadro da figura 15, identificando as resistências propostas, seguindo o exemplo da primeira linha.

figura 15

 

E13 - Dado o circuito da figura 16, calcule o valor do resistência R. O circuito utilizo como fonte 4 pilhas de 1,5 V em série.

figura 16


E14 - No circuito da figura 17, qual a corrente que percorre a resistência de 30 ? A fonte consta de 6 pilhas de 1,5 V em série.

figura 17

 

E15 - A corrente que passa pelo resistor de um aquecedor elétrico é 6 A, quando ligado à tensão de 110 V. Determine o valor de sua resistência.

E16 - Um fogão elétrico tem resistência de 10 e a corrente especificada para seu funcionamento é de 11 A. Qual a tensão que deve ser aplicada ao fogão?



Respostas

 

Exercícios de aplicação