PLANEJAMENTO DO CAPÍTULO 22
A tabela a seguir sugere possíveis planejamentos para êste
capítulo, de acôrdo com o
planejamento geral da seção introdutória para
a Parte III. As seções que estão entre colchêtes
podem ser tratadas com menor atenção, ou omitidas em
discussão de classe, sem haver quebra de continuidade.
|
Planejamento de 15 semanas
para a Parte III |
Planejamento de 9 semanas
para a Parte III |
Tópico |
Períodos
de aula |
Períodos
de Lab. |
Exp. |
Períodos
de aula |
Períodos
de Lab. |
Exp. |
Secs. [1], [2], [3], [4], 5 |
1 |
0 |
-
|
1/2 |
0 |
- |
Sec. 6 |
1 |
1 |
III - 7
|
1/2 |
0 |
- |
Secs. 7, 8, 9, 10, [11] |
3 |
0 |
- |
2 |
0 |
- |
MATERIAL SUPLEMENTAR PARA O CAPÍTULO 22
Laboratório. A Experiência III-7, Lei das Áreas
Iguais, utiliza um pêndulo simples que derrama areia, enquanto
se move descrevendo uma elipse, a fim de investigar a lei das áreas
iguais em tempos iguais. O cone de areia não só assinala
uma elipse, mas serve também como um dispositivo para marcar
o tempo. A massa depositada em um dado arco é proporcional
ao tempo necessário para o pêndulo descrever êsse
arco. É conveniente realizar esta experiência, aproximadamente,
no meio do Capítulo 22. Veja sugestões nas Notas de
Laboratório.
Casa, Classe e Laboratório. A tabela seguinte classifica
os problemas, de acôrdo com o nível avaliado das dificuldades
de cada um dêles e as seções a que se referem.
Aquêles que são especialmente adequados para discussões
em classe e projetos para casa são indicados. Problemas particularmente
recomendados estão marcados com um asterisco (*). As respostas
para todos os problemas são dadas nas páginas do CCL.
Seção |
Fácil |
Médio |
Difícil |
Discussão de classe |
Projetos para casa |
1-4 |
|
3*,4* |
|
3*,4* |
1,2 |
5 |
5,6 |
7 |
|
5,7 |
|
6 |
|
8* |
|
8* |
|
7 |
|
9* |
|
|
|
8 |
10*,14,15,
16*,17* |
11*,12*,18* |
13 |
10*,11*,12*,13 |
|
geral |
19* |
20*,21,22 |
23* |
19*,20*,21,
22,23* |
|
Principal
Guia do Professor
Anterior
Próxima
|