PLANEJAMENTO DO CAPÍTULO 22

A tabela a seguir sugere possíveis planejamentos para êste capítulo, de acôrdo com o
planejamento geral da seção introdutória para a Parte III. As seções que estão entre colchêtes podem ser tratadas com menor atenção, ou omitidas em discussão de classe, sem haver quebra de continuidade.

  Planejamento de 15 semanas
para a Parte III
Planejamento de 9 semanas
para a Parte III
Tópico Períodos
de aula
Períodos
de Lab.
Exp. Períodos
de aula
Períodos
de Lab.
Exp.
Secs. [1], [2], [3], [4], 5 1 0 -
1/2 0 -
Sec. 6 1 1 III - 7
1/2 0 -
Secs. 7, 8, 9, 10, [11] 3 0 - 2 0 -


MATERIAL SUPLEMENTAR PARA O CAPÍTULO 22

Laboratório. A Experiência III-7, Lei das Áreas Iguais, utiliza um pêndulo simples que derrama areia, enquanto se move descrevendo uma elipse, a fim de investigar a lei das áreas iguais em tempos iguais. O cone de areia não só assinala uma elipse, mas serve também como um dispositivo para marcar o tempo. A massa depositada em um dado arco é proporcional ao tempo necessário para o pêndulo descrever êsse arco. É conveniente realizar esta experiência, aproximadamente, no meio do Capítulo 22. Veja sugestões nas Notas de Laboratório.

Casa, Classe e Laboratório. A tabela seguinte classifica os problemas, de acôrdo com o nível avaliado das dificuldades de cada um dêles e as seções a que se referem. Aquêles que são especialmente adequados para discussões em classe e projetos para casa são indicados. Problemas particularmente recomendados estão marcados com um asterisco (*). As respostas para todos os problemas são dadas nas páginas do CCL.

Seção Fácil Médio Difícil Discussão de classe Projetos para casa
1-4   3*,4*   3*,4* 1,2
5 5,6 7   5,7  
6   8*   8*  
7   9*      
8 10*,14,15,
16*,17*
11*,12*,18* 13 10*,11*,12*,13  
geral 19* 20*,21,22 23* 19*,20*,21,
22,23*
 


Principal
Guia do Professor
Anterior
Próxima

 

 

Física - Physical Science Study Committee