a) Considere-se uma massa, m, para teste, tanto na superfície da Terra como no planêta maior. Sejam M e R a massa e o raio da Terra.

Na Terra, Ft =

No planeta, Fp = = 6/4 X = 1,5 Ft.


O campo gravitacional sobre o planeta é 1,5 vezes maior do que sobre a Terra.


b) Como a densidade = massa/volume, e o volume é proporcional a R3, a densidade do planeta é 6/23 ou 3/4 da densidade da Terra.



PROBLEMA 19

Sôbre a Terra atua a fôrça gravitacional do Sol. Por que a Terra não cai sôbre o Sol? Esteja preparado para discutir sua resposta.

Este problema é indicado, principalmente, para discussão em classe, a fim de auxiliar a esclarecer os alunos sôbre o movimento planetário.

A classe deve compreender que a Terra está caindo livremente para o Sol. Se ela iniciasse a queda a partir do repouso, cairia em linha reta no Sol. A situação real pode ser apreciada, pensando-se no problema de bombardear um alvo, de um avião. A bomba não é abandonada diretamente sôbre o alvo. Se isto fôsse feito, a bomba ultrapassaria o objetivo. Quanto mais rápido é o avião, maior é o desvio. O corpo em queda livre entra numa órbita, quando a velocidade está dentro de uma escala de valor tal, que:

1. A velocidade é tão grande, que o desvio faz com que a bomba não caia na Terra.

2. A velocidade não é suficientemente grande, para que a bomba escape completamente do campo gravitacional da Terra.

Do mesmo modo, a Terra não cai sôbre o Sol, simplesmente porque está em uma órbita estável; tem uma velocidade tangencial tal, que "erra" o Sol, quando cai sôbre êle.


PROBLEMA 20

(a) Compare as velocidades da Lua e da Terra em tôrno do Sol.

(b) Se a Terra pudesse ser removida repentinamente, sem perturbar o movimento da Lua, qual seria a trajetória subsequente da Lua?

(c) Calcule a razão entre a fôrça de atração exercida pelo Sol sôbre a Lua e a fôrça exercida pela Terra sôbre a Lua.

(d) Por que o Sol não captura a Lua, subtraindo-a à influência da Terra?

Êste problema é um tanto difícil para os alunos trabalharem, em qualquer nível. O ponto mais importante a ressaltar é que, tanto a Terra como a Lua são atraídas pelo Sol. (A Terra e a Lua giram em tôrno de seu centro de massa comum, o qual, por sua vez, move-se em tôrno do Sol. O centro de massa do sistema Terra-Lua é cêrca de 5/6 do raio da Terra, medido do centro da Terra).

a) Em um ano, tanto a Terra como a Lua completam urna volta em tôrno do Sol. Suas velocidades ao redor do Sol são as mesmas.

b) Pela terceira lei de Kepler sabemos que, para todos os objetos movendo-se em uma órbita estável em tôrno do Sol, o valor de R3/T2 será uma constante, independente das massas dos objetos. Portanto, como R e T são os mesmos, tanto para a Lua como para a Terra (e o sistema formado pelos dois), a órbita propícia deve ser urna órbita de equilíbrio, tanto para a Terra como para a Lua, separadamente ou juntas.

Alguns alunos talvez observem que a órbita da Lua em tôrno do Sol depende da posição exata da Lua em sua órbita, em tôrno da Terra, no instante em que a Terra é "removida". Isto é devido às pequenas variações na velocidade e na direção do movimento da Lua em tôrno do Sol. Em certos pontos, na órbita da Lua em tôrno da Terra, a Lua está se deslocando mais ràpidamente do que a Terra, no movimento Terra-Lua em tôrno do Sol; em outros pontos, mais vagarosamente. A curvatura da trajetória da Lua em tôrno do Sol também varia ligeiramente, com as diferentes posições da Lua relativamente à Terra e ao Sol. Contudo, comparado ao movimento Terra-Lua em tôrno do Sol, o movimento da Lua em tôrno da Terra não é significativo.

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