PROBLEMA 15

Determine o peso de um homem de 100 Kg nos planetas com as seguintes massas e raios:

Marte 6,4 x 1023 Kg 3,4 x 106 m
Terra 6,0 x 1024 Kg 6,4 x 106 m
Júpiter 1,9 x 1027 Kg 7,2 x 107 m

Desde que o peso é simplesmente a força de gravidade sobre o homem de 100 Kg, empregando
P = F = ,
e substituindo a massa e o raio correspondentes de cada um dos três planêtas, determinamos que o homem de 100 kg pesa 360 newtons em Marte, 980 newtons na Terra, e 2400 newtons em Júpiter.


PROBLEMA 16

Um rapaz de 70 kg está a um metro de uma moça de 60 kg. Calcule a fôrça de
atração (gravitacional) entre êles.
F =

F =

F = 2,8 x 10-7 newtons.


Esta força de atração é somente uma pequena fração do peso da moça (F/P = 4,8 x 10-10). Obviamente, deve ser algo mais que a gravidade o que exerce atraçào mútua entre rapazes e moças!


PROBLEMA 17

Determine a atração gravitacional entre dois átomos de uma molécula de hidrogênio.

Este problema simples, envolvendo a lei da gravitação universal, tem por finalidade mostrar a insignificância das forças gravitacionais na escala atômica.

Ainda que a maior parte dos alunos provavelmente se recorde que a massa de um átomo de hidrogênio foi determinada no Capítulo 8, (1,67 x 10-27 Kg), muitos bons alunos claudicarão, quando tentarem encontrar um valor para R, a distância entre dois átomos na molécula de hidrogênio. Os dotados de boa memória podem se lembrar de que, no Capítulo 7, Seção 13, a dimensão linear de um átomo foi determinada como sendo cêrca de 1 Angstron, e no Capítulo 8, seção 4, aprendemos que a molécula de hidrogênio tem, aproximadamente, um comprimento duas vezes maior que a largura. Daí, podem concluir que os centros dos átomos estão separados de, aproximadamente, 1 Angstrom. Ao designar este problema, talvez você queira dizer aos alunos que o indício da distância está nos Capítulos 7 e 8 ou, simplesmente, deseje fornecer-lhes o número, R 10-10 m

F =

F =

1,9 x 10-44 newtons


Para comparação, a força elétrica entre um próton e um elétron, no átomo de hidrogênio, é cerca de 10-8 newtons, aproximadamente, 1036 vezes maior! As forças gravitacionais são completamente desprezíveis nos problemas atômicos.


PROBLEMA 18

( a) O diâmetro de um planêta é o dôbro do terrestre e sua massa é seis vêzes maior do que a da Terra. Qual a razão entre o campo gravitacional na sua superfície e o campo gravitacional na superfície da Terra?

(b) Qual a razão das densidades dos dois planêtas?

Este problema refere-se à dependência entre a massa e a distância, na lei da gravitação. Ele conduz a um raciocínio mais abstrato (isto é, trata-se de um problema mais algébrico do que numérico) e fornece a prática com escala.

Principal
Guia do Professor
Anterior
Próxima

 

Física - Physical Science Study Committee