Atividade I
SÉRIE INDICADA : 1a SÉRIE
CONTEÚDO : MEDIDAS E NÚMEROS

OBJETIVOS:
-Introduzir para a criança, a  idéia das medidas internacionais e o por quê de sua necessidade;
-Utilização de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagem e medidas;
-Iniciar o conhecimento da medida como relação entre aritimética e a geometria;
-Compreender que diferentes situações-problemas podem ter diferentes resoluções;
-Iniciar a compreensão de que medir é comparar duas grandezas do mesmo tipo;
-Medir comprimentos usando unidades não padronizadas.

    Essa atividade permite estabelecer conexões entre o conhecimento numérico, a contagem e o conceito de medidas. O aluno irá utilizar diferentes estratégias que envolvam números para medir e verificará na prática os problemas causados por instrumentos de medida não-padronizados.

ATIVIDADE:
a)Propor à classe  medir a sala de aula, da lousa à parede, utilizando os pés.
(Cada aluno conta quantas vezes utilizou o pé e a classe discute os diferentes resultados. Por que 15 pés da Maria e apenas 10 do Felipe ? )

b)Propor a 4 crianças que calcem números diferentes  e que realizem essa medição, enquanto os demais observam.
Questionar se a criança que calça um número maior usará mais ou menos vezes o seu pé? Por que ?

c)Ao final, discutir com as crianças o que poderiam fazer para medir a sala e obter o mesmo resultado e solucionar o problema. Os alunos poderiam fazer sugestões.

d)Deixar que alunos meçam a distância da sala com o mesmo objeto padrão e comparar os resultados. (Por exemplo, um caderno. )  Questionar se o problema ocorreu novamente .E finalmente , deixar os alunos medirem a distância com um instrumento apropriado , como uma trena. Ao final observarão como é possível e importante obter uma medida precisa.
 
 

VOLTAR                    ATIVIDADE II            ATIVIDADE III