OBJETIVOS:
-Introduzir para a criança,
a idéia das medidas internacionais e o por quê de sua
necessidade;
-Utilização de diferentes
estratégias para identificar números em situações
que envolvam contagem e medidas;
-Iniciar o conhecimento da medida
como relação entre aritimética e a geometria;
-Compreender que diferentes situações-problemas
podem ter diferentes resoluções;
-Iniciar a compreensão de
que medir é comparar duas grandezas do mesmo tipo;
-Medir comprimentos usando unidades
não padronizadas.
Essa atividade permite estabelecer conexões entre o conhecimento numérico, a contagem e o conceito de medidas. O aluno irá utilizar diferentes estratégias que envolvam números para medir e verificará na prática os problemas causados por instrumentos de medida não-padronizados.
ATIVIDADE:
a)Propor à classe
medir a sala de aula, da lousa à parede, utilizando os pés.
(Cada aluno conta quantas vezes
utilizou o pé e a classe discute os diferentes resultados. Por que
15 pés da Maria e apenas 10 do Felipe ? )
b)Propor a 4 crianças que
calcem números diferentes e que realizem essa medição,
enquanto os demais observam.
Questionar se a criança
que calça um número maior usará mais ou menos vezes
o seu pé? Por que ?
c)Ao final, discutir com as crianças o que poderiam fazer para medir a sala e obter o mesmo resultado e solucionar o problema. Os alunos poderiam fazer sugestões.
d)Deixar que alunos meçam
a distância da sala com o mesmo objeto padrão e comparar os
resultados. (Por exemplo, um caderno. ) Questionar se o problema
ocorreu novamente .E finalmente , deixar os alunos medirem a distância
com um instrumento apropriado , como uma trena. Ao final observarão
como é possível e importante obter uma medida precisa.