Alunas:
Daphne Heineberg
Juliana Vechi
Leila Cristina de Lima
Atualizado em: 25 de Novembro de 1999
Resumo da Norma Conexões Matemáticas
As idéias expostas neste trabalho
foram elaboradas a partir da leitura dos "Standards" do "National
Council of Teacher of Mathematics", com atenção especial
à Norma 4 referente as Conexões Matemáticas.
Esta unidade aborda a importância
de se estabelecer relações entre os diferentes conteúdos
e conceitos, conexões entre o conhecimento conceitual e procedimental,
concebendo a matemática como uma área com tópicos
integrados.
O estudo da matemática deve
proporcionar situações para que o educando possa relacionar
as idéias matemáticas, associando-as entre as diferentes
áreas da matemática e às experiências do seu
cotidiano, percebendo assim, a sua utilidade.
É importante que os alunos
comparem e contrastem conceitos e procedimentos, estabelecendo conexões
entre o conhecimento conceitual e o conhecimento processual, percebendo
a matemática como uma área com tópicos integrados
e não como um conjunto de regras arbitrárias , pois será
relacionada com aspectos reais de seu dia a dia.
Nesse sentido eles são estimulados
a perceberem os diferentes usos e representações dos conceitos
matemáticos, diferentes formas de se resolver as situações
matemáticas propostas, além de relacioná-las às
outras áreas.
Análise Crítica
Ao pensarmos a realidade do ensino
da matemática no Brasil, na maior parte das escolas vemos um ensino
baseado na memorização de normas e símbolos, onde
os conteúdos matemáticos são trabalhados de forma
estanques e isolados, valorizando-se determinados métodos matemáticos
em detrimento aos demais procedimentos. Por isso, os conceitos matemáticos
são vistos de forma isolada, sem haver uma relação
entre eles e o cotidiano.
Nesse sentido, torna-se importante
e necessário pensar um currículo de matemática que
possibilite ao aluno compreender e relacionar os conceitos e procedimentos,
percebendo e construindo relações entre os vários
tópicos da matemática e perceber como estes conhecimentos
podem lhe ser úteis fora da sala de aula.
O ideal seria um ensino que valoriza-se
o conhecimento matemático que o aluno possui, proporcionando situações
para que ele realmente aprendesse a utilizar estes conhecimentos .
Devemos pensar em situações
que permitam conexões entre os diferentes conceitos matemáticos
e seus contéudos, como a utilização de diferentes
estratégias para identificar números em situações
que envolvam contagem e medidas, trabalhar o conhecimento da medida como
relação entre aritimética e geometria, proporcionar
a compreensão de que se podem ter diferentes resoluções
para as situações-problemas, entre outras conexões.
Enfim, permitir que o aluno compreenda as várias relações
que existem entre geometria, números, frações , porcentagem
e medidas.
Portanto, refletir sobre um ensino
que permita ao aluno associar e relacionar as diferentes idéias
e conceitos matemáticos relacionando-os com o seu cotidiano e com
outras áreas, utilizando o conhecimento matemático para interpretar,
valorizar compreender e produzir informações sobre fatos
e acontecimentos da vida real.