Metodologia do Ensino de Matemática
Professor  Manoel Oriosvaldo de Moura
Norma Conexões Matemáticas

Alunas:
Daphne Heineberg
Juliana Vechi
Leila Cristina de Lima

Atualizado em: 25 de Novembro de 1999

Resumo da Norma Conexões Matemáticas

    As idéias expostas neste trabalho foram elaboradas a partir da leitura dos "Standards" do "National Council of Teacher of Mathematics", com atenção especial à Norma 4 referente as Conexões Matemáticas.
    Esta unidade aborda a importância de se estabelecer relações entre os diferentes conteúdos e conceitos, conexões entre o conhecimento conceitual e procedimental, concebendo a matemática como uma área com tópicos integrados.
    O estudo da matemática deve proporcionar situações para que o educando possa relacionar as idéias matemáticas, associando-as entre as diferentes áreas da matemática e às experiências do seu cotidiano, percebendo assim, a sua utilidade.
    É importante que os alunos comparem e contrastem conceitos e procedimentos, estabelecendo conexões entre o conhecimento conceitual e o conhecimento processual, percebendo a matemática como uma área com tópicos integrados e não como um conjunto de regras arbitrárias , pois será relacionada com aspectos reais de seu dia a dia.
    Nesse sentido eles são estimulados a perceberem os diferentes usos e representações dos conceitos matemáticos, diferentes formas de se resolver as situações matemáticas propostas, além de relacioná-las às outras áreas.
 

Análise Crítica

    Ao pensarmos a realidade do ensino da matemática no Brasil, na maior parte das escolas vemos um ensino baseado na memorização de normas e símbolos, onde os conteúdos matemáticos são trabalhados de forma estanques e isolados, valorizando-se determinados métodos matemáticos em detrimento aos demais procedimentos. Por isso, os conceitos matemáticos são vistos de forma isolada, sem haver uma relação entre eles e o cotidiano.
    Nesse sentido, torna-se importante e necessário pensar um currículo de matemática que possibilite ao aluno compreender e relacionar os conceitos e procedimentos, percebendo e construindo relações entre os vários tópicos da matemática e perceber como estes conhecimentos podem lhe ser úteis fora da sala de aula.
   O ideal seria um ensino que valoriza-se o conhecimento matemático que o aluno possui, proporcionando situações para que ele realmente aprendesse a utilizar estes conhecimentos .
    Devemos  pensar em situações que permitam conexões entre os diferentes conceitos matemáticos e seus contéudos, como a utilização de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagem e medidas, trabalhar o conhecimento da medida como relação entre aritimética e geometria, proporcionar a compreensão de que se podem ter diferentes resoluções para as situações-problemas, entre outras conexões. Enfim, permitir que o aluno compreenda as várias relações que existem entre geometria, números, frações , porcentagem e medidas.
    Portanto, refletir sobre um ensino que permita ao aluno associar e relacionar as diferentes idéias e conceitos matemáticos relacionando-os com o seu cotidiano e com outras áreas, utilizando o conhecimento matemático para interpretar, valorizar compreender e produzir informações sobre fatos e acontecimentos da vida real.
 

Atividade I
Atividade II
Atividade III
 

Metodologia                     Labmat
 


Índice dos trabalhos