Atividade III

SÉRIES INDICADAS : 4a e 5a SÉRIES
CONTEÚDO: FRAÇÃO, GRÁFICO, PORCENTAGEM E TRANSFORMAR FRAÇÃO EM PORCENTAGEM (e vice-versa)

OBJETIVO: DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DA FREQUÊNCIA DOS ALUNOS

    A frequência escolar dos alunos é utizada como fundamento básico desta atividade, pois a mesma faz parte do cotidiano das crianças. A atividade possibilita que a classe realize um extenso trabalho de coleta de dados  semetral e até mesmo anual. As conexões matemáticas estão presentes quando cada aluno aplica sua frequência como dado para a elaboração do gráfico, e em seguida transformando esta informação em fração e porcentagem. Todos estes números têm um significado real para os alunos.

a) Marcar em um gráfico, a frequência escolar de cada aluno, por mês. Por exemplo: um gráfico para o mês de Março, mostrando a frequência de cada aluno.

b) Ao final de cada mês o aluno consulta o gráfico e estabelece sua frequência em forma de fração e porcentagem. Ana, por exemplo, no mês de Março,  teria a fração medida em 4/5 de frequência  e a porcentagem de  75% de frequência escolar.

c) Ao final do semestre, a classe elabora um gráfico semestral da presença e marca ao lado de seu nome, a sua frequência em fração e porcentagem. Exemplo:
Ana faltou 10 dias dos 100 dias letivos deste semestre. Ao lado de seu nome no gráfico, ela escreveria a fração: 9/10 de frequência e 90% de frequência. Ainda poderíamos realizar a operação de modo complementar e obter as faltas em fração e porcentagem que, no caso de Ana, seria: 1/10 de faltas e 10% de faltas.
 
 
 

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