Atividade II

SÉRIE INDICADA : 3a e 4a séries
CONTEÚDO MATEMÁTICO: GRÁFICO COMPARATIVO/MÉDIA/MEDIÇÃO DA ALTURA

    Esta atividade possibilita que o aluno trabalhe com conceitos de média, medição e gráfico utilizando dados referentes a sua própria altura. A origem dos números utilizados nesta atividade oferece a oportunidade do aluno aplicar a sua realidade na matemática, relacionando o seu corpo com o conteúdo aprendido na escola.
    A atividade também relaciona conhecimento numérico com a construção, leitura e interpretação de gráficos.

a) Todos alunos são medidos em altura e toda esta informação é colocada por eles em um gráfico. Introduzir a importância do gráfico como uma linguagem específica de organizar e comparar dados que está presente em várias facetas da vida social.

b) Questionar: qual será a média da classe? Proporcionar aos alunos a manifestação de suas opiniões.Obter em conjunto a média da altura da classe.

c) Levantar a questão: quem possuirá a média mais alta, meninos ou meninas?
Obter estas médias.

d) Elaborar outro gráfico mostrando a média da classe, dos meninos e das meninas.
    Esta atividade usa números reais , as alturas dos alunos , ao ensiná-los a fazer uma média. O uso do gráfico também é inserido na atividade , criando mais uma conexão matemática.

    Os alunos tendem a demonstrar maior interesse por atividades escolares que estejam relacionadas a eles mesmos, como neste caso.
 
 

VOLTAR                    ATIVIDADE I                ATIVIDADE III