SÉRIE INDICADA : 3a e 4a
séries
CONTEÚDO MATEMÁTICO: GRÁFICO COMPARATIVO/MÉDIA/MEDIÇÃO
DA ALTURA
Esta atividade possibilita que o aluno
trabalhe com conceitos de média, medição e gráfico
utilizando dados referentes a sua própria altura. A origem dos números
utilizados nesta atividade oferece a oportunidade do aluno aplicar a sua
realidade na matemática, relacionando o seu corpo com o conteúdo
aprendido na escola.
A atividade também relaciona
conhecimento numérico com a construção, leitura e
interpretação de gráficos.
a) Todos alunos são medidos em altura e toda esta informação é colocada por eles em um gráfico. Introduzir a importância do gráfico como uma linguagem específica de organizar e comparar dados que está presente em várias facetas da vida social.
b) Questionar: qual será a média da classe? Proporcionar aos alunos a manifestação de suas opiniões.Obter em conjunto a média da altura da classe.
c) Levantar a questão: quem possuirá a média
mais alta, meninos ou meninas?
Obter estas médias.
d) Elaborar outro gráfico mostrando a média
da classe, dos meninos e das meninas.
Esta atividade usa números
reais , as alturas dos alunos , ao ensiná-los a fazer uma média.
O uso do gráfico também é inserido na atividade ,
criando mais uma conexão matemática.
Os alunos tendem a demonstrar maior
interesse por atividades escolares que estejam relacionadas a eles mesmos,
como neste caso.