Você vai montar uma experiência que permite estudar a ação que sofre um condutor percorrido por corrente elétrica, quando colocado num campo magnético; para essa experiência serão utilizados um ímã em forma de ferradura e um fio de cobre dobrado em forma de U.

Determine o norte e o sul do ímã, utilizando a bússola, e marque o norte com giz, por exemplo.

Faça a montagem indicada na figura 1 com o cuidado de deixar uma das pontas do fio de ligação desligada da pilha. O ímã deve ser apoiado numa arruela de ferro, para facilitar o ajuste da sua posição. Coloque a extremidade norte do ímã embaixo e a extremidade sul em cima.

figura 1

Nesta experiência, o trecho do condutor retilíneo está representado pelo trecho AB (figura 2); o campo magnético é o campo criado entre os pólos do imã.

figura 2

Para obter melhores resultados, observe os seguintes cuidados:

Verifique se, na montagem da sua experiência, o fio condutor AB fica perpendicular à face lateral do ímã. Faça ainda com que o fio AB passe entre os pólos do ímã, onde o campo magnético é mais intenso.

Realizados esses ajustes, você está em condições de fazer observações experimentais que lhe permitirão chegar a conclusões importantes.

Estabeleça algumas vezes uma ligação rápida da pilha com o fio. Enquanto o circuito está ligado à pilha, o trecho AB é percorrido por uma corrente.

Q1 -Descreva o que ocorre com o condutor.

Você deve ter observado que o condutor tende a se deslocar para dentro ou para fora do ímã. Se o deslocamento que obteve for para dentro do ímã, inverta a polaridade da pilha, pois iniciaremos a análise do fenômeno para o caso em que o fio tende a se deslocar para fora.

O resultado da experiência mostra que uma força age sobre o condutor e que essa força depende tanto da existência do campo magnético como da existência da corrente elétrica no condutor.

Q2 - Indique no esquema da figura 2 a direção da força que tende a deslocar o condutor.

Você não deve manter a ligação com a pilha por muito tempo, para não gastá-Ia. No entanto, se a ligação fosse mantido por mais tempo, o condutor AB ficaria numa nova posição de equilíbrio, deslocada em relação a sua posição de equilíbrio inicial.

Vamos agora analisar o campo magnético na região do condutor, para compreender melhor o que se passa.

Na figura 3 estão representadas as linhas de campo do ímã num plano. Nesse esquema você pode notar que há uma reta de simetria para as linhas de campo.

figura 3

Q3 - Esquematize, na figura 3, o vetor para alguns pontos pertencentes à reta de simetria.

Q4 - Indique na mesma figura a direção e o sentido do vetor no ponto C, que representa a posição do condutor na experiência que você montou.

Q5 - A corrente elétrica percorre o condutor no sentido de A para B ou de B para A (figura 1)?

A figura 4 representa, em três dimensões, um trecho do condutor da figura 1 e a força sobre ele no ponto C.

Note que o condutor tem forma de U, mas o trecho que está sendo considerado é retilíneo.

Q6 - Indique na figura 4 o sentido da corrente no condutor e o sentido do campo .

Inverta, agora, com relação à experiência anterior, o sentido da corrente elétrica que atravessa o condutor. Faça a ligação, rápida, com a pilha e observe o novo deslocamento do condutor.

Q7 - Represente, na figura 5, o sentido da corrente, do campo e da força.

Considere, nos esquemas das figuras 4 e 5, o plano formado pela direção do vetor e pela corrente que percorre o condutor.

figura 4 figura 5

Q8 - Qual a posição do vetor com relação a esse plano?

Q9 - O sentido do vetor é o mesmo nas figuras 4 e 5 ?

A figura 6 mostra em (a) e (b) os dois resultados obtidos, correspondentes às figuras 4 e 5, respectivamente.

Se invertermos o sentido da corrente, o sentido da força que age sobre o condutor também se inverte, passando do caso (a) para o caso (b) da figura 6. Você também poderia ter mantido constante o sentido de i e variado o sentido de (invertendo as posições dos pólos do ímã). Da mesma forma notar-se-ia uma inversão no sentido de : passar-se-ia do caso (a) ao caso (c) da figura 6.

As três situações (a), (b) e (c), que podem parecer distintas, correspondem na verdade a uma única posição relativa dos três vetores , e .

Q10 -Em torno de que eixo os vetores devem ser girados, para passar do caso (b) para o (c) do figura 6?

Da experiência podemos extrair uma regra prática para a determinação do sentido da força que aparece no condutor.

figura 6

Imagine que você coloca três dedos da mão direita (polegar, indicador e médio) indicando três direções, como mostra a figura 7.

figura 7

Faça o indicador apontar na direção e sentido da corrente i e o médio apontar na direção e sentido do campo magnético . O polegar representará a direção e o sentido do vetor .

Q11 - Utilize essa regra prática para determinar o vetor força na figura 7. Indique esse vetor na figura.

Verifique que a regra se aplica aos três casos da figura 6.

Refaça a experiência, invertendo a posição dos pólos do ímã, para verificar como variam os resultados.

Das experiências que você realizou e de outras realizadas em laboratório, podemos dizer que, sobre um condutor retilíneo colocado num campo magnético, perpendicularmente às linhas de campo, age uma força. A direção dessa força é perpendicular às direções de e de . O sentido depende do sentido de e de , e pode ser determinado pela regra da mão direita.

Respostas

Introdução
1. Força sobre um condutor retilíneo
2. Intensidade da força
3. Definição da unidade de
4. Intensidade da força sobre condutores em função do ângulo
5. Cargas elétricas em movimento num campo magnético
6. Exercícios de aplicação I
7. Intensidade da força sobre cargas em função do ângulo
8. Espira num campo magnético
9. Força entre dois condutores paralelos
10. Exercícios de aplicação II
Leitura Suplementar

 

Força sobre um condutor retilíneo