E1 - Um fio, percorrido por uma corrente, quando colocado numa região onde há campo magnético, sofre a ação de uma força. De que grandezas físicas depende o valor da força?

E2 - Um fio de cobre é colocado entre os pólos de um ímã em forma de ferradura, conforme a figura 15(a). Ao se fechar o circuito elétrico, aparece sobre o fio uma força apontando para dentro do ímã. Indique a polaridade da pilha.
Se for mantida a mesma ligação com a pilha e a posição do ímã for a (b) da figura 15, indique na figura o sentido da força sobre o fio.

figura 15

E3 - Coloca-se um condutor que tem uma parte retilínea de 1 cm de comprimento numa região em que há um campo magnético uniforme que é perpendicular a condutor e tem módulo B = 2 x 10-1 T (este é o valor aproximado do campo produzido pelo seu ímã). Faz-se uma corrente de 1A atravessar este condutor. Calcule a intensidade da força que aprece sobre o condutor.
Para você ter uma idéia do tamanho dessa força, pode compará-la com o peso de um objeto. Calcule a massa que deve ter esse objeto, considerando a aceleração da gravidade igual a 9,8m/s2. Cite um objeto comum com massa semelhante.

E4 - O condutor do problema anterior sofre um deslocamento por influência da força que age sobre ele. Com isso, ele passa para uma região em que o campo magnético tem metade da intensidade anterior. A que força o condutor está sujeito agora? Para que a força fique igual à anterior, qual deve ser o valor da corrente nessa nova posição?

E5 - Um trecho MN de um condutor percorrido por corrente está num campo magnético (figura 16). Suponha que a posição do trecho MN esteja mudando sobre o plano da figura 16. Dessa forma, o ângulo , entre i e estará variando.
a) A força sobre o condutor variará?
b) Para que valor de a força será máxima?
c) Para que valor de a força será mínima?

figura 16

E6 - Faça um gráfico, representando F e m função de , para a situação descrita no exercício anterior. Tome para os valores 0º, 30º, 90º, 150º e 180º. O que acontece com a direção e com o sentido da força?

E7 - Em que condições aparece força sobre uma carga elétrica numa região em que há campo magnético?

E8 - Uma partícula com carga elétrica positiva q e massa m é lançada com uma velocidade de módulo v perpendicularmente às linhas de campo de um campo magnético, uniforme, (figura 17). Determine a força que aparece sobre a partícula e sua aceleração quando entra na região do campo magnético e represente-as na figura. Desenhe a trajetória aproximada que a partícula terá nessa região e indique na figura um ponto Y em que ela sai do campo magnético.

figura 17

E9 - Suponha agora que a mesma carga do problema anterior entra pelo ponto Y com velocidade igual à de saída, mas de sentido oposto. É possível seguir a mesma trajetória voltando a passar por X?

E10 - Responda ao exercício 9 supondo que a carga elétrica que entra pelo ponto Y é negativa.

E11 - Refaça o exercício 8 supondo que a carga elétrica é negativa.

Respostas


Introdução

1. Força sobre um condutor retilíneo
2. Intensidade da força
3. Definição da unidade de
4. Intensidade da força sobre condutores em função do ângulo
5. Cargas elétricas em movimento num campo magnético
6. Exercícios de aplicação I
7. Intensidade da força sobre cargas em função do ângulo
8. Espira num campo magnético
9. Força entre dois condutores paralelos
10. Exercícios de aplicação II
Leitura Suplementar
Principal
Eletromagnetismo

 

Exercícios de aplicação I