PARA CASA, CLASSE E LABORATÓRIO - RESPOSTAS DOS PROBLEMAS

A tabela seguinte classifica os problemas, de acôrdo com o nível avaliado de dificuldade de cada um e as seções a que se referem. Estão indicados os que são especialmente adequados para discussão em classe e projetos para casa.

Os problemas particularmente recomendados estão marcados com um asterisco (*).

Seção Fácil Médio Difícil Discussão em classe Projetos para casa
1-4   3*, 4*   3*, 4* 1, 2
5 5,6 7   5,7  
6   8*   8*  
7   9*      
8 10*, 14, 15
16*, 17*
11*, 12*
18*
13 10*, 11*, 12*
13
 
geral 19* 20*, 21, 22 23* 19*, 20*, 21
22, 23*
 


RESPOSTAS ABREVIADAS

1. Projeto para casa.

2. Projeto para casa.

3. (a) Cêrca de uma revolução em 4 semanas (27,3) dias.
(b) A Terra apareceria fixa, vista da Lua.
(c) Cêrca de uma revolução em 4 semanas (29,5 dias). O Sol pareceria girar um pouco mais vagarosamente que as estrêlas fixas.

4. (a) Uma vez por mês (29,5).
(b) 8 x 1010 m.
(c) A órbita da Lua é sempre côncava na direção do Sol. Veja diagrama.
(d) Não.

5. Elíptica.

6. (a) 2,2 x 1015 m2/s.
(b) 2,1 x 1011 m2/s.

7. 5,3 x 1012m.

8. Veja discussão.

9. (a) v1 = 2v2.
(b) F1 = 2F2.
(c) Veja discussão.

10. 2,6x106 m.

11. (a) 3,6x107 m.
(b) 0,22 m/s2.
(c) 0,23 m/s2.

12. 5,5 x 1024 Kg.

13. (a) T2 = 3/G, uma constante.
(b) 1,41 x 1011 Kg s2/m3.

14. (a) 5,1 x 103 s.
(b) 104 s.

15. Marte: 360 newtons.
Terra: 980 newtons.
Júpiter: 2400 newtons.

16. 2,8 x 10-7 newtons.

17. F 1,9 x 10-44 newtons.

18. (a) 1,5 maior do que na Terra.
(b) Densidade do planêta = 3/4 da densidade da Terra.

19. A velocidade tangencial é suficiente para resultar numa órbita estável.

20. (a) São iguais.
(b) Uma diferença desprezível da atual trajetória Lua-Terra em tôrno do Sol.
(c) 2,2.
(d) Veja discussão.

21. (a) Menos 3,4 newtons.
(b) Uma revolução em 1,4 horas.
(c) 17 vêzes maior.

22. (a) Veja esquema.
(b) Veja esquema.
(c) 1/1 e 1/2.

23. (a) Veja discussão.
(b) Não.

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