Martinho Lutero chamou Copérnico de louco e herético. Discussões violentas sobre êsse conceito audacioso e inteiramente novo do Universo duraram mais de 100 anos, até que a idéia de que a Terra podia mover-se fôsse geralmente aceita.


22 - 4. Tycho Brahe.

Tycho Brahe, astrônomo dinamarquês, nascido em 1546, não aceitou o sistema coperniciano, a despeito de sua simplicidade.

Em substituição, propôs um sistema geocêntrico melhorado, em que o Sol gira ao redor da Terra e os outros planêtas em tôrno do Sol [Fig. 22-7 (a)].
Ademais, para testar os modêlos astronômicos, decidiu-se a fazer um mapa realmente preciso das posições das estrêlas fixas e detenninar as posições aparentes dos planêtas, como vistos da Terra, durante um longo intervalo de tempo. Começou suas observações com um instrumento formado por um par de varetas articuladas, uma delas apontando para uma estrêla fixa, a outra para um planêta.
22-7 (a) O sistema geocêntrico de Tycho Brahe.
Dêsse modo êle conseguia medir sua separação angular. Mais tarde construiu grandes sextantes e compassos, com os quais fêz medidas maravilhosamente cuidadosas [Fig. 22-7 (b)]. Catalogou as posições de um milhar de estrêlas tão precisamente que suas observações são usadas até hoje, e suas medidas das posições angulares dos planêtas, num período de vinte anos, não contém êrro superior a 1/60 de grau. Esse ângulo é quase o mesmo que o subtendido pela cabeça de um alfinete colocado a cinco metros de seu olho.

As observações de Tycho das posições planetárias eram muito mais precisas do que aquelas de que Copérnico dispunha. Elas mostraram logo que as órbitas copernicianas eram apenas grosseiramente corretas. Iniciou-se então a procura de uma descrição mais precisa das órbitas. Este objetivo foi alcançado, após a morte de Tycho, por um de seus alunos, o acadêmico alemão Kepler.
22 - 7 - (b) Quadrante mural de Tycho Brahe. Um arco de latão de raio superior a 1,8 m foi montado num muro e equipado com visores móveis. Um observador (em cima, à direita) olhava uma estrela por uma janela situada na parede à esquerda.
Outros assistentes anotavam o tempo e o ângulo de observação. O setor da aprede correspondente ao arco está coberto com uma pintura mural de Tycho e de outros aspectos de seu trabalho.


Principal
Parte III
Anterior
Próxima

 

Física - Physical Science Study Committee