22 - 6. A Descrição Cinemática e o Problema Dinâmico.

As leis de Kepler constituem a cinemática do sistema planetário. Fornecem uma descrição simples e precisa do movimento dos planetas mas não explicam os movimentos em termos de forças. A descrição ptolemaica do movimento planetário é também cinemática. Qual a diferença essencial entre essas duas descrições cinemáticas?

22-10 - Órbitas aproximadas dos principais planetas. (As órbitas de Mercúrio e de Vênus são demasiado pequenas para serem indicadas neste desenho). Todas elas, execto a de Plutão, são muito aproximadamente circulares, e estão quase no mesmo plano. Somente medidas precisas mostram que são elipses. As órbitas de Plutão e de Mercúrio são as mais elíticas, e o plano da órbita de Plutão faz um ângulo de cerca de 17º com os dados das outras órbitas. Na figura, a porção da órbita de Plutão que está abaixo do plano do papel foi desenhada com linha tracejada.

22-11 - As órbitas dos planetas conhecidos, como são vistas em perspectiva. Note que, exceto Plutão, todos os planetas giram em torno do Sol, quase no mesmo plano. A órbita de Mercúrio é demasiadamente pequena para ser indicada nesta figura.

Principal
Parte III
Anterior
Próxima

 

Física - Physical Science Study Committee