22 -16: Uma página dos "Philosophiae Naturalis Principia Mathemática" de Newton (Londres, 1687). Os períodos de revolução dos quatro maiores satélites de Júpiter estão registrados no alto da página. A tabela dá os raios das órbitas dos satélites medidos por diferentes observadores. Na última linha da tabela figuram os raios calculados usando-se a terceira lei de Kepler.

22 - 9. Algumas Realizações Posteriores de Newton.

Newton aplicou a lei de gravitação universal a uma ampla variedade de problemas. Como já mencionamos, êle deduziu as três leis empíricas de Kepler a partir da lei de gravitação universal. Examinou, a seguir, as marés e explicou-as baseado na fôrça gravitacional exercida pela Lua tanto sôbre a parte sólida da Terra como sôbre os oceanos. Além disso, começou a analisar as pequenas irregularidades (pertubações) das órbitas planetárias. Êsses pequenos desvios dos planêtas das órbitas elíticas preditas podem ser explicados pelas pequenas interações gravitacionais entre os próprios planêtas. A Terra é atraída não só pelo Sol, como também, em grau
variável, por cada um dos outros planêtas. Essas atrações são relativamente pequenas, devido às pequenas massas dos planêtas, em comparação com a massa do Sol; mas seus efeitos podem ser observados e são preditos corretamente pela teoria de Newton.


Principal
Parte III
Anterior
Próxima

 

Física - Physical Science Study Committee