Página Inicial
Apresentação
Pesquisadores
Atividades
Sinopses
Livros publicados
Vídeos
Marca-texto
Workshop
Projetos concluídos
Projeto em andamento
Banco de dados
Produção escrita
Revista
Links
Contato
EIXO 5
LETRAS QUE NÃO SE ESCREVEM: IMPASSES NA LEITURA E ESCRITA
Pergunta de pesquisa
Como a aprendizagem da leitura e da escrita pode ser afetada, na direção de dezescrever imagens cristalizadas potencialmente nefastas, pela alteração da representação que delas fazem os envolvidos?
Objetivo geral
Problematizar diferentes possibilidades de intervenção sobre impasses nas práticas de leitura e escrita de pessoas com dificuldades escolares na direção de dezescrever o que poderia ser descrito como a crônica de um fracasso escolar previamente anunciado.
Objetivos específicos
1) Descrever e analisar as representações que as pessoas com as ditas “dificuldades escolares” tem de seus próprios impasses escolares;
2) Correlacionar estas representações com aqueles feitas pelos demais envolvidos no processo de que deu origem à chamada “dificuldade escolar” (professores, estagiários, membros da equipe escolar e familiares); e
3) Testar propostas alternativas, criativas e ousadas para a sua superação.
Corp
us
Relatórios produzidos em contexto escolar, entrevistas, produções escritas, registros do trabalho pedagógico.
Participantes
Andressa Barboza
Andreza Roberta Rocha
Claudiene F. Pinto
Diana Schuler
Ernesto Sérgio Bertoldo