Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato

    EIXO 5

    LETRAS QUE NÃO SE ESCREVEM: IMPASSES NA LEITURA E ESCRITA


    Pergunta de pesquisa
    Como a aprendizagem da leitura e da escrita pode ser afetada, na direção de dezescrever imagens cristalizadas potencialmente nefastas, pela alteração da representação que delas fazem os envolvidos?

    Objetivo geral
    Problematizar diferentes possibilidades de intervenção sobre impasses nas práticas de leitura e escrita de pessoas com dificuldades escolares na direção de dezescrever o que poderia ser descrito como a crônica de um fracasso escolar previamente anunciado.

    Objetivos específicos
    1) Descrever e analisar as representações que as pessoas com as ditas “dificuldades escolares” tem de seus próprios impasses escolares;
    2) Correlacionar estas representações com aqueles feitas pelos demais envolvidos no processo de que deu origem à chamada “dificuldade escolar” (professores, estagiários, membros da equipe escolar e familiares); e
    3) Testar propostas alternativas, criativas e ousadas para a sua superação.

    Corpus
    Relatórios produzidos em contexto escolar, entrevistas, produções escritas, registros do trabalho pedagógico.

    Participantes
    Andressa Barboza
    Andreza Roberta Rocha
    Claudiene F. Pinto
    Diana Schuler
    Ernesto Sérgio Bertoldo