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    APRESENTAÇÃO

    Criado em 2004, o Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise – GEPPEP, está sediado na Faculdade de Educação – FE da Universidade de São Paulo - USP, onde reuniões quinzenais são realizadas. Conta com 40 pesquisadores: estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores do ensino básico e do ensino superior, sob a coordenação dos Professores Associados Claudia Rosa Riolfi e Valdir Heitor Barzotto.

    Sua missão é produzir conhecimento a respeito da leitura e da escrita de relevância inclusive para a Universidade. Preocupa-se com as questões de aprendizado, com foco na superação dos impasses na leitura e na escrita. O conhecimento está associado a uma preocupação política com a realização de reflexões que se sustentem na prática de ensino, gerando produtos de pesquisa, extensão e de cultura. É instância de formação para alunos e docentes, bem como lócus de troca para colegas interessados em temas afins.

    Sua visão parte da constatação de que vivemos em um mundo em que, dada a extensão dos desafios e dos saberes nele construídos, os trabalhos funcionam melhor caso estejam integrados em rede. Um grupo de pesquisa é uma cooperativa de ideias. Estuda-se e pesquisa-se para um mundo no qual, articuladamente, as pessoas possam construir sua singularidade pela linguagem. As pesquisas que se fazem no GEPPEP reconhecem a necessidade de: 1) Preservação do ensino da Língua Portuguesa para as novas gerações; 2) Implicação pessoal na realização das ações necessárias para esta continuidade; e 3) Planejamento de alternativas viáveis para a execução do trabalho pedagógico.

    Seu valor é o compromisso com a conquista da clareza. Parte-se de uma posição ética com relação à linguagem: para que alguém possa se autorizar a falar, o mínimo aceitável é ele mesmo entender o que está falando. Ao se dirigir a alguém, portanto, uma pessoa precisa: 1) Apropriar-se do referente de modo a subjetivá-lo; e 2) Realizar as operações meta-enunciativas necessárias para a correção de rumo em caso de enunciação truncada. Nessa lógica, produz-se individualmente, mas o trabalho é coletivo; inclui-se o outro no processo. Neste contexto, a coragem de pensar e de dizer ganha destaque.

    Por esse motivo, o GEPPEP estuda a leitura e a escrita tendo por base estudos da Educação, da Linguística e da Psicanálise com vistas a: 1) reconhecer e analisar os indícios de produção em diferentes textos escritos; 2) buscar maneiras para melhorar o processo de ensinar a ler e escrever, tornando-o mais produtivo; 3) verificar o que, em cada texto, é proposto ao público leitor como elemento a ser assumido e reproduzido; e 4) entender quanto e com que estratégias relacionamos os textos escritos com aqueles que foram lidos por quem os escreveu.

    Desde 2005, organiza, anualmente, o Workshop “Produção Escrita e Psicanálise”. A cada ano, busca-se desenvolver uma estrutura que permite um debate mais qualificado e formativo. Distribuídos em mesas-redondas cujo mote é uma pergunta geradora, os pesquisadores são convocados a responder à pergunta da mesa por meio da articulação entre os dados da pesquisa individual, a teoria estudada naquele ano e uma obra literária. O evento tem por objetivos específicos: 1) Tomar a escrita e a criação do sujeito como objeto de estudo, a partir da investigação do que significa escrever; 2) Encarar novos desafios sobre leitura e escrita; 3) Expor ao debate público os percursos de pesquisa de seus participantes, na perspectiva do diálogo com as distintas teorias assumidas por seus pesquisadores convidados; e 4) Apresentar as contribuições em metodologia de pesquisa que o GEPPEP traz para o projeto de cada um.

     

    Coordenação: 

    Claudia Riolfi 
    Valdir Heitor Barzotto