Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato

    PRODUÇÃO ESCRITA

    2023



    Autor: PEREIRA, Samara Machado
    Título: A escrita de estudantes surdos: um estudo a respeito do ensino-aprendizado da Língua Portuguesa
    clique aqui para ter acesso ao texto



    Autor: NASCIMENTO, Ana Silvia de Morais
    Título: Do silenciamento à escrita: o indizível d'alíngua em uma oficina de escrita de histórias de vida para imigrantes haitianos
    clique aqui para ter acesso ao texto

    2022



    Autor: CLARA, Regina Andrade
    Título: Processos interacionais, trabalho de mediação e transformações em direção à cultura escrita: uma experiência de alfabetização em tempos de ensino emergencial remoto
    clique aqui para ter acesso ao texto

    2021


    Autor: SOUZA, Lorena Oliveira de
    Título: O teatro improvisacional na escola - Espaço de escuta do adolescente
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: PEREIRA, Carlos Henrique Rizzo
    Título: Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar : os graus de autoria no ensino médio
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: D'ALESSANDRO, Sabrina Leonzi
    Título: A rebelião dos pequenos copistas: marcas de reescrita em textos produzidos por crianças
    clique aqui para ter acesso ao texto

    2020


    Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor
    Título: Discurso, poder e educação: imagens da língua, de seus falantes e de seus professores. In: GONÇALVES-SEGUNDO, P. R.; ARAES, C. R.; CASTANHEIRA, C.; ISOLA-LANZONI, G.; PENITENTE, N.; WEISS, W.. (Org.). Discurso e poder: teoria e análise. 1ed.São Paulo: FFLCH-USP, 2020, v. 1, p. 308-319.



    Autor: RIOLFI, Claudia Rosa; RIBEIRO, Mariana A. de Oliveira
    Título: O olhar na obra de Stephen King: apontamentos a respeito do fazer do escritor criativo (no prelo). In: Adauto Locatelli Taufer; Diógenes Buenos Aires de Carvalho; Luis Antonio de Assis Brasil e Silva. (Org.). Escrita criativa e ensino a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas e seus impactos na educação literária. 1ed.Jundiaí: Paco, 2020, v. 5, p. 10-20.



    Autor: RIOLFI, Claudia Rosa; ANDRADE, Emari
    Título: Leitura, escrita e vida profissional após a pós-graduação: reconhecimento do impacto da formação por egressos em Educação, Linguagem e Psicologia (2007-2017)
    clique aqui para ter acesso ao texto

    2019


    Autor: AIELLO, Luiz Venâncio Rodrigues
    Título: O que está por trás: articulando categorias filosóficas a conteúdos temáticos em um curso de redação de ensino médio: uma hodologia
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: COSTA, Renata de Oliveira
    Título: A(r)riscar-se: o estilo na escrita de crianças
    clique aqui para ter acesso ao texto

    2018


    Autor: CIPULLO, Tathiane Graziela
    Título: Discursos a respeito da criança e do professor: imagens e consequências em suas formações
    clique aqui para ter acesso ao texto

    2017


    Autor: ARAUJO, Augusto Angelo Nascimento
    Título: O texto acadêmico promocional e a ética do malandro: gestos de análise da incorporação de objetos discursivos em textos
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: DOURADO, Nereida Viana
    Título: A procura das miçangas para o fio do colar: uma metáfora para o ensino
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: FREITAS, Maristela Silva de
    Título: Da orientação à produção: dezescrevendo textos e práticas escolares
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: PRADO, Rafael Barreto do
    Título: Imagens de língua na prosa literária brasileira: as narrativas do século XXI
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: PUH, Milan
    Título: Folclore como ação educativa na constituição de políticas linguísticas em e para comunidades rurais de origem ucraniana na Croácia e no Brasil
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: IGREJA, Suelen Gregatti da
    Título: A escrita na formação de um pesquisador: marcas de reformulação textual em versões de texto
    clique aqui para ter acesso ao texto

    2016


    Autor: BATISTA, Adriana Santos
    Título: Arranjos de vozes em textos jornalísticos: quem discute educação na cobertura sobre avaliações externas?
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: DIAS, Marcelo Roberto
    Título: A produção de conhecimento nos trabalhos resultantes de pesquisa de estudantes em nível de graduação
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: ESPASIANI, Jobi
    Título: Educação musical: leitura de estudos sobre a modinha de salão carioca da primeira metade do século XIX
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: PEREIRA, Carolina de Jesus
    Título: Meandros da interpretação: os textos e seus leitores
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: TRINDADE, Carla Samile Machado Trucolo
    Título: Escrever sem o apoio da língua oral: um estudo sobre textos de surdos
    clique aqui para ter acesso ao texto

    2015


    Autor: ANDRADE, Emari
    Título: Intervenções do orientador na escrita: efeitos na formação do futuro pesquisador
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: MARCELINO, Mical de Melo
    Título: Ensinar a escrever na universidade: a orientação de trabalhos de conclusão de curso em questão
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira
    Título: A formação do pesquisa-dor: do enigma ao sinthoma
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: SILVA, Ana Carolina Barros
    Título: A transmissão do saber inconsciente em textos: desejo e estilo na escrita
    clique aqui para ter acesso ao texto


    2014


    Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor
    Título: Você precisa saber do espinafre, da transição... Baby! Você precisa comprar o que eu sei.
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: COSTA, Renata de Oliveira
    Título: Pequenos publicitários: a persuasão na escrita de crianças
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: EUFRÁSIO, Daniela Aparecida
    Título: O ensino de língua portuguesa e sua configuração disciplinar em dissertações de mestrado
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: GALHARDO, Nathaly Dironze
    Título: Aquilo pelo que se luta nos discursos sobre TDAH dirigidos a professores e pais
    clique aqui para ter acesso ao texto


    2013


    Título: "A gente precisa inventar" - Entrevista com Claudia Riolfi em Goiânia
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: EUFRÁSIO, Daniela Aparecida; OLIVEIRA, Fabiana de; TORRES, Maria Emília A. da C.
    Título: A formação inicial do professor de língua materna: mapeamento dos currículos dos cursos de graduação em Letras das instituições de Minas Gerais. Atos de Pesquisa em Educação
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: EUFRÁSIO, Daniela Aparecida
    Título: O ensino de Língua Portuguesa e sua configuração disciplinar em dissertações de mestrado
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: EUFRÁSIO, Daniela Aparecida
    Título: Reflexões sobre a imbricação entre formação de leitores e produção de conhecimento
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: FAIRCHILD, Thomas Massao
    Título: Procuram-se professores histéricos: sobre o papel da escrita nas licenciaturas
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: OLIVEIRA, Kelly Gomes de
    Título: A leitura do outro e a modalidade linguística: impactos no percurso de formação de um jovem pesquisador
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: SILVA, Janaina Michele de Oliveira
    Título: Texto publicitário e o processo de identificação: um percurso entre ter e ser
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: TEIXEIRA, Marisa Assunção
    Título: Aquisição da escrita: desejo que faz fronteira ao gozo. Um estudo a partir da perspectiva da psicanálise
    clique aqui para ter acesso ao texto


    2012


    Autor: ALENCAR, Claudia Maria Barbosa de
    Título: Da imagem ao símbolo: a escrita do nome próprio por crianças de três anos
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: ARAGÃO, Rodrigo Moura Lima de
    Título: Modelos para a estruturação de artigos científicos: um estudo de instruções aos autores a introduções de artigos de revistas da Scientific Electronic Library Online do Brasil
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: FACHINETTO, Lisiane
    Título: Transferência em orientação: efeitos de intervenções em textos acadêmicos
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: IGREJA, Suelen Gregatti da
    Título: O mestrando e sua relação com o conhecimento: efeitos da transferência de trabalho em versões de texto
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: PUH, Milan
    Título: Reconstruções discursivas de conceitos: crise econômica em revistas croatas e brasileiras entre 2007 e 2010
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: RIOLFI, Claudia Rosa
    Título: A psicanálise e o professor que amarelou
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: SILVA, Daniel Santos
    Título: O discurso da comunidade Mumbuca frente ao discurso do Estado
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: SILVA, Margarete Fátima Pauletto Sales e
    Título: Mobilização da escrita no mestrado: imagens e constituição de sentidos sobre letramento no discurso de pesquisadores em formação
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: VELOSA, Valéria Pereira
    Título: O percurso criativo na escrita de Mário de Andrade e o ensino da escrita na escola
    clique aqui para ter acesso ao texto


    2011


    Autor: ARAGÃO, Rodrigo Moura Lima de
    Título: Modelos para a estruturação de artigos científicos: um estudo de instruções aos autores a introduções de artigos de revistas da Scientific Eletronic Library Online do Brasil
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor; OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de; TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi
    Título: Os licenciandos e a prática docente: consensos e tensões
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: BATISTA, Adriana Santos
    Título: Imagens do professor de língua portuguesa em concursos públicos da Grande São Paulo
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: NEVES, Eugénia de Jesus dos
    Título: Instâncias de poder e mudança linguística: um estudo a partir de análise de empréstimos em jornais timorenses
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: REIS, Francisca Maria Soares dos
    Título: A co-oficialidade da língua tétum e da língua portuguesa: um desafio para a formação de professores no Timor-Leste
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: RIOLFI, Claudia
    Título: Corpo e responsabilidade: efeitos da psicanálise sobre portadores de doenças degenerativas
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor:RIOLFI, Claudia; COSTA, Renata de Oliveira
    Título:Marcas de argumentação em textos escritos por crianças
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: SANTOS, Wagner Dias dos
    Título: A escrita e o afeto: o impulso de João Guimarães Rosa em seu Corpo de Baile
    clique aqui para ter acesso ao texto


    2010


    Autor: BARBOZA, Andressa Cristina Coutinho
    Título: Narrativas orais infantis: da tarefa solicitada às saídas criativas
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor; SILVA, Luiz Antônio da; RAMOS, Rosana Ribeiro
    Título: Interação na sala de aula: possibilidades de abordagens
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor; BOTTEGA, Rita Maria Decarli; PRADO, Rafael Barreto do; TREVIZO, Débora
    Título: Tinta sobre papel: técninas de escrita e de representações de ilusões
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: BOTTEGA, Rita Maria Decarli
    Título: Poderes, dizeres e instituições nas respostas de professores de língua portuguesa em situação de formaçãoPoderes, dizeres e instituições nas respostas de professores de língua portuguesa em situação de formação
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: DIAS, Saulo Sandro Alves
    Título: O processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros inventano modas e identidades
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: FAIRCHILD, Thomas Massao
    Título: O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: LEMKE, Cibele Krause
    Título: Políticas e Práticas Linguísticas: Um estudo sobre o ensino de Língua Espanhola em um contexto multilíngue no Paraná
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: PRADO, Rafael Barreto do
    Título: (Des)estabilida(des) da produção Sociolinguística: contra a manutenção da ordem
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor:RIOLFI, Claudia; IGREJA, Suelen Gregatti da
    Título:Ensinar a escrever no ensino médio: cadê a dissertação?
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor:RIOLFI, Claudia; RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira
    Título:Um percurso de formação: do discurso comum ao discurso universitário
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira
    Título: O discurso universitário materializado: aprendendo a escrever o texto acadêmico
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: SOUZA, Edilene Santos
    Título:Escrita e sucesso escolar: um diálogo entre psicanálise e educação
    clique aqui para ter acesso ao texto


    2009


    Autores: ALMEIDA, Sonia Maria Pereira de
    Título: A singularidade nas produções universitárias: impressão de uma escrita
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autores: BARZOTTO, Valdir Heitor; MARANDINO, Martha
    Título: Proposição de um diálogo acadêmico no formato revista: Educação e Pesquisa (Editorial)
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autores: BARZOTTO, Valdir Heitor; EUFRÁSIO, Daniela Aparecida
    Título: O relatório de estágio como manifestação do perfil profissional em Letras
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autores: BARZOTTO, Valdir Heitor; VITA, Ercilene
    Título: L´autre present dans les diverses versions d´un texte litteraire Ecrit par un ecolier
    clique aqui para ter acesso ao texto

    Autores: FAIRCHILD, Thomas Massao
    Título: Conhecimento técnico e atitude no ensino de língua portuguesa
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: RIOLFI, Claudia; ANDRADE, Emari
    Título: Ensinar a escrever o texto acadêmico: as múltiplas funções do orientador
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autores: RIOLFI, Claudia; SCHULER, Diana; BARZOTTO, Valdir
    Título: Comparação de Duas Experiências de Sondagens na Alfabetização: Brasil e Alemanha
    clique aqui para ter acesso ao texto

    Autor: RIOLFI, Claudia
    Título: Linguagem e pensamento
    clique aqui para ter acesso ao texto


    2008


    Autores: RIOLFI, Claudia; MAGALHÃES, Mical
    Título: Modalizações nas posições subjetivas durante o ato de escrever
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: ANDRADE, Emari
    Título: Tessitura da escrita acadêmica: aprender a e ao escrever
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autores: BARZOTTO, Valdir Heitor; RIBEIRO, Nilsa Brito
    Título: A pesquisa como dimensão do processo formativo na graduação
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: OLIVEIRA, Carlos Gomes de
    Título: Do rascunho ao texto final: o que motiva as transformações em textos de alunos da escola básica?
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: ANJOS, Cleriston Izidro dos
    Título: A educação infantil representada: uma análise da revista Nova Escola (2005-2007).
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: RIOLFI, Claudia; OLIVEIRA, Kelly Gomes de
    Título: Memórias de uma professora: a intimidade da escrita.
    clique aqui para ter acesso ao texto


    2007


    Autor: RIOLFI, Claudia; IGREJA, Suelen Gregati da
    Título: Cena e protagonista:representações de escrever em periódicos
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: RIOLFI, Claudia; ROCHA, Andreza; CANADAS, Marco A; BARBOSA, Marinalva; MAGALHÃES, Milena; RAMOS, Rosana
    Título: Ensino de Língua Portuguesa
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: FAIRCHILD, Thomas Massao
    Título: Leitura de impressos de RPG no Brasil: o satânico e o secular.
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: EUFRÁSIO, Daniela Aparecida
    Título: Traços das formações discursivas do dogma e da investigação em relatórios de pesquisa e de estágio: reflexão sobre o papel da pesquisa na formação docente.
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: ROCHA, Andreza Roberta
    Título: Relatos de experiência publicados na revista Nova Escola (2001-2004) : modelo de professora ideal
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: MAGALHÃES, Mical de Melo Marcelino
    Título: Subjetividade em advir: a construção da metáfora em textos de alunos da escola básica
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: FABIANO, Sulemi
    Título: A prática da pesquisa como sustentação da apropriação do conhecimento na graduação em letras
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: ALAMINOS, Claudia; RIOLFI, Claudia Rosa
    Título: Os pontos de virada na formação do professor universitário: um estudo sobre o mecanismo da identificação
    clique aqui para ter acesso ao texto


    2006


    Autor: VITA, Ercilene Maria de Souza
    Título: O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: ARAGÃO, Rodrigo Moura Lima de
    Título: Sobre a influência da Internet – suporte e ambientes – na produção textual do PEC: uma análise de textos produzidos no contexto da formação de professores à distância
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: ARAGÃO, Rodrigo Moura Lima de
    Título: Descrição e análise dos usos lingüísticos de diferentes ambientes da Internet e sua relação com o suporte
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor
    Título: A criança falada e a cena de quem a fala
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: RIOLFI, Claudia Rosa
    Título: Criando o novo com as mesmas velhas palavras
    clique aqui para ter acesso ao texto


    Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor (entrevista)
    Título: Fraudes levam faculdades a exigir trabalho com selo de autenticidade
    clique aqui para ter acesso ao texto


    2004


    Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor
    Título: Nem respeitar, nem valorizar, nem adequar as variedades lingüísticas
    clique aqui para ter acesso ao texto


    1999


    Autor: RIOLFI, Claudia Rosa
    Título: O discurso que sustenta a prática pedagógica: formação de professor de língua materna
    clique aqui para ter acesso ao texto


    1998


    Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor
    Título: Leitura de revistas periódicas: forma, texto e discurso: um estudo sobre a revista Realidade (1966-1976)
    clique aqui para ter acesso ao texto