|
|
|
Página Inicial
Apresentação
Pesquisadores
Atividades
Sinopses
Livros publicados
Vídeos
Marca-texto
Workshop
Projetos concluídos
Projeto em andamento
Banco de dados
Produção escrita
Revista
Links
Contato
|
PRODUÇÃO ESCRITA
2023
Autor: PEREIRA, Samara Machado
Título: A escrita de estudantes surdos: um estudo a respeito do ensino-aprendizado da Língua Portuguesa
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: NASCIMENTO, Ana Silvia de Morais
Título: Do silenciamento à escrita: o indizível d'alíngua em uma oficina de escrita de histórias de vida para imigrantes haitianos
clique aqui para ter acesso ao texto
2022
Autor: CLARA, Regina Andrade
Título: Processos interacionais, trabalho de mediação e transformações em direção à cultura escrita: uma experiência de alfabetização em tempos de ensino emergencial remoto
clique aqui para ter acesso ao texto
2021
Autor: SOUZA, Lorena Oliveira de
Título: O teatro improvisacional na escola - Espaço de escuta do adolescente
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: PEREIRA, Carlos Henrique Rizzo
Título: Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar : os graus de autoria no ensino médio
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: D'ALESSANDRO, Sabrina Leonzi
Título: A rebelião dos pequenos copistas: marcas de reescrita em textos produzidos por crianças
clique aqui para ter acesso ao texto
2020
Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor
Título: Discurso, poder e educação: imagens da língua, de seus falantes e de seus professores. In: GONÇALVES-SEGUNDO, P. R.; ARAES, C. R.; CASTANHEIRA, C.; ISOLA-LANZONI, G.; PENITENTE, N.; WEISS, W.. (Org.). Discurso e poder: teoria e análise. 1ed.São Paulo: FFLCH-USP, 2020, v. 1, p. 308-319.
Autor: RIOLFI, Claudia Rosa; RIBEIRO, Mariana A. de Oliveira
Título: O olhar na obra de Stephen King: apontamentos a respeito do fazer do escritor criativo (no prelo). In: Adauto Locatelli Taufer; Diógenes Buenos Aires de Carvalho; Luis Antonio de Assis Brasil e Silva. (Org.). Escrita criativa e ensino a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas e seus impactos na educação literária. 1ed.Jundiaí: Paco, 2020, v. 5, p. 10-20.
Autor: RIOLFI, Claudia Rosa; ANDRADE, Emari
Título: Leitura, escrita e vida profissional após a pós-graduação: reconhecimento do impacto da formação por egressos em Educação, Linguagem e Psicologia (2007-2017)
clique aqui para ter acesso ao texto
2019
Autor: AIELLO, Luiz Venâncio Rodrigues
Título: O que está por trás: articulando categorias filosóficas a conteúdos temáticos em um curso de redação de ensino médio: uma hodologia
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: COSTA, Renata de Oliveira
Título: A(r)riscar-se: o estilo na escrita de crianças
clique aqui para ter acesso ao texto
2018
Autor: CIPULLO, Tathiane Graziela
Título: Discursos a respeito da criança e do professor: imagens e consequências em suas formações
clique aqui para ter acesso ao texto
2017
Autor: ARAUJO, Augusto Angelo Nascimento
Título: O texto acadêmico promocional e a ética do malandro: gestos de análise da incorporação de objetos discursivos em textos
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: DOURADO, Nereida Viana
Título: A procura das miçangas para o fio do colar: uma metáfora para o ensino
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: FREITAS, Maristela Silva de
Título: Da orientação à produção: dezescrevendo textos e práticas escolares
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: PRADO, Rafael Barreto do
Título: Imagens de língua na prosa literária brasileira: as narrativas do século XXI
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: PUH, Milan
Título: Folclore como ação educativa na constituição de políticas linguísticas em e para comunidades rurais de origem ucraniana na Croácia e no Brasil
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: IGREJA, Suelen Gregatti da
Título: A escrita na formação de um pesquisador: marcas de reformulação textual em versões de texto
clique aqui para ter acesso ao texto
2016
Autor: BATISTA, Adriana Santos
Título: Arranjos de vozes em textos jornalísticos: quem discute educação na cobertura sobre avaliações externas?
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: DIAS, Marcelo Roberto
Título: A produção de conhecimento nos trabalhos resultantes de pesquisa de estudantes em nível de graduação
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: ESPASIANI, Jobi
Título: Educação musical: leitura de estudos sobre a modinha de salão carioca da primeira metade do século XIX
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: PEREIRA, Carolina de Jesus
Título: Meandros da interpretação: os textos e seus leitores
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: TRINDADE, Carla Samile Machado Trucolo
Título: Escrever sem o apoio da língua oral: um estudo sobre textos de surdos
clique aqui para ter acesso ao texto
2015
Autor: ANDRADE, Emari
Título: Intervenções do orientador na escrita: efeitos na formação do futuro pesquisador
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: MARCELINO, Mical de Melo
Título: Ensinar a escrever na universidade: a orientação de trabalhos de conclusão de curso em questão
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira
Título: A formação do pesquisa-dor: do enigma ao sinthoma
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: SILVA, Ana Carolina Barros
Título: A transmissão do saber inconsciente em textos: desejo e estilo na escrita
clique aqui para ter acesso ao texto
2014
Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor
Título: Você precisa saber do espinafre, da transição... Baby! Você precisa comprar o que eu sei.
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: COSTA, Renata de Oliveira
Título: Pequenos publicitários: a persuasão na escrita de crianças
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: EUFRÁSIO, Daniela Aparecida
Título: O ensino de língua portuguesa e sua configuração disciplinar em dissertações de mestrado
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: GALHARDO, Nathaly Dironze
Título: Aquilo pelo que se luta nos discursos sobre TDAH dirigidos a professores e pais
clique aqui para ter acesso ao texto
2013
Título: "A gente precisa inventar" - Entrevista com Claudia Riolfi em Goiânia
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: EUFRÁSIO, Daniela Aparecida; OLIVEIRA, Fabiana de; TORRES, Maria Emília A. da C.
Título: A formação inicial do professor de língua materna: mapeamento dos currículos dos cursos de graduação em Letras das instituições de Minas Gerais. Atos de Pesquisa em Educação
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: EUFRÁSIO, Daniela Aparecida
Título: O ensino de Língua Portuguesa e sua configuração disciplinar em dissertações de mestrado
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: EUFRÁSIO, Daniela Aparecida
Título: Reflexões sobre a imbricação entre formação de leitores e produção de conhecimento
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: FAIRCHILD, Thomas Massao
Título: Procuram-se professores histéricos: sobre o papel da escrita nas licenciaturas
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: OLIVEIRA, Kelly Gomes de
Título: A leitura do outro e a modalidade linguística: impactos no percurso de formação de um jovem pesquisador
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: SILVA, Janaina Michele de Oliveira
Título: Texto publicitário e o processo de identificação: um percurso entre ter e ser
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: TEIXEIRA, Marisa Assunção
Título: Aquisição da escrita: desejo que faz fronteira ao gozo. Um estudo a partir da perspectiva da psicanálise
clique aqui para ter acesso ao texto
2012
Autor: ALENCAR, Claudia Maria Barbosa de
Título: Da imagem ao símbolo: a escrita do nome próprio por crianças de três anos
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: ARAGÃO, Rodrigo Moura Lima de
Título: Modelos para a estruturação de artigos científicos: um estudo de instruções aos autores a introduções de artigos de revistas da Scientific Electronic Library Online do Brasil
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: FACHINETTO, Lisiane
Título: Transferência em orientação: efeitos de intervenções em textos acadêmicos
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: IGREJA, Suelen Gregatti da
Título: O mestrando e sua relação com o conhecimento: efeitos da transferência de trabalho em versões de texto
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: PUH, Milan
Título: Reconstruções discursivas de conceitos: crise econômica em revistas croatas e brasileiras entre 2007 e 2010
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: RIOLFI, Claudia Rosa
Título: A psicanálise e o professor que amarelou
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: SILVA, Daniel Santos
Título: O discurso da comunidade Mumbuca frente ao discurso do Estado
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: SILVA, Margarete Fátima Pauletto Sales e
Título: Mobilização da escrita no mestrado: imagens e constituição de sentidos sobre letramento no discurso de pesquisadores em formação
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: VELOSA, Valéria Pereira
Título: O percurso criativo na escrita de Mário de Andrade e o ensino da escrita na escola
clique aqui para ter acesso ao texto
2011
Autor: ARAGÃO, Rodrigo Moura Lima de
Título: Modelos para a estruturação de artigos científicos: um estudo de instruções aos autores a introduções de artigos de revistas da Scientific Eletronic Library Online do Brasil
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor; OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de; TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi
Título: Os licenciandos e a prática docente: consensos e tensões
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: BATISTA, Adriana Santos
Título: Imagens do professor de língua portuguesa em concursos públicos da Grande São Paulo
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: NEVES, Eugénia de Jesus dos
Título: Instâncias de poder e mudança linguística: um estudo a partir de análise de empréstimos em jornais timorenses
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: REIS, Francisca Maria Soares dos
Título: A co-oficialidade da língua tétum e da língua portuguesa: um desafio para a formação de professores no Timor-Leste
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: RIOLFI, Claudia
Título: Corpo e responsabilidade: efeitos da psicanálise sobre portadores de doenças degenerativas
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor:RIOLFI, Claudia; COSTA, Renata de Oliveira
Título:Marcas de argumentação em textos escritos por crianças
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: SANTOS, Wagner Dias dos
Título: A escrita e o afeto: o impulso de João Guimarães Rosa em seu Corpo de Baile
clique aqui para ter acesso ao texto
2010
Autor: BARBOZA, Andressa Cristina Coutinho
Título: Narrativas orais infantis: da tarefa solicitada às saídas criativas
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor; SILVA, Luiz Antônio da; RAMOS, Rosana Ribeiro
Título: Interação na sala de aula: possibilidades de abordagens
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor; BOTTEGA, Rita Maria Decarli; PRADO, Rafael Barreto do; TREVIZO, Débora
Título: Tinta sobre papel: técninas de escrita e de representações de ilusões
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: BOTTEGA, Rita Maria Decarli
Título: Poderes, dizeres e instituições nas respostas de professores de língua portuguesa em situação de formaçãoPoderes, dizeres e instituições nas respostas de professores de língua portuguesa em situação de formação
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: DIAS, Saulo Sandro Alves
Título: O processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros inventano modas e identidades
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: FAIRCHILD, Thomas Massao
Título: O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: LEMKE, Cibele Krause
Título: Políticas e Práticas Linguísticas: Um estudo sobre o ensino de Língua Espanhola em um contexto multilíngue no Paraná
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: PRADO, Rafael Barreto do
Título: (Des)estabilida(des) da produção Sociolinguística: contra a manutenção da ordem
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor:RIOLFI, Claudia; IGREJA, Suelen Gregatti da
Título:Ensinar a escrever no ensino médio: cadê a dissertação?
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor:RIOLFI, Claudia; RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira
Título:Um percurso de formação: do discurso comum ao discurso universitário
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira
Título: O discurso universitário materializado: aprendendo a escrever o texto acadêmico
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: SOUZA, Edilene Santos
Título:Escrita e sucesso escolar: um diálogo entre psicanálise e educação
clique aqui para ter acesso ao texto
2009
Autores: ALMEIDA, Sonia Maria Pereira de
Título: A singularidade nas produções universitárias: impressão de uma escrita
clique aqui para ter acesso ao texto
Autores: BARZOTTO, Valdir Heitor; MARANDINO, Martha
Título: Proposição de um diálogo acadêmico no formato revista: Educação e Pesquisa (Editorial)
clique aqui para ter acesso ao texto
Autores: BARZOTTO, Valdir Heitor; EUFRÁSIO, Daniela Aparecida
Título: O relatório de estágio como manifestação do perfil profissional em Letras
clique aqui para ter acesso ao texto
Autores: BARZOTTO, Valdir Heitor; VITA, Ercilene
Título: L´autre present dans les diverses versions d´un texte litteraire Ecrit par un ecolier
clique aqui para ter acesso ao texto
Autores: FAIRCHILD, Thomas Massao
Título: Conhecimento técnico e atitude no ensino de língua portuguesa
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: RIOLFI, Claudia; ANDRADE, Emari
Título: Ensinar a escrever o texto acadêmico: as múltiplas funções do orientador
clique aqui para ter acesso ao texto
Autores: RIOLFI, Claudia; SCHULER, Diana; BARZOTTO, Valdir
Título: Comparação de Duas Experiências de Sondagens na Alfabetização: Brasil e Alemanha
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: RIOLFI, Claudia
Título: Linguagem e pensamento
clique aqui para ter acesso ao texto
2008
Autores: RIOLFI, Claudia; MAGALHÃES, Mical
Título: Modalizações nas posições subjetivas durante o ato de escrever
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: ANDRADE, Emari
Título: Tessitura da escrita acadêmica: aprender a e ao escrever
clique aqui para ter acesso ao texto
Autores: BARZOTTO, Valdir Heitor; RIBEIRO, Nilsa Brito
Título: A pesquisa como dimensão do processo formativo na graduação
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: OLIVEIRA, Carlos Gomes de
Título: Do rascunho ao texto final: o que motiva as transformações em textos de alunos da escola básica?
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: ANJOS, Cleriston Izidro dos
Título: A educação infantil representada: uma análise da revista Nova Escola (2005-2007).
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: RIOLFI, Claudia; OLIVEIRA, Kelly Gomes de
Título: Memórias de uma professora: a intimidade da escrita.
clique aqui para ter acesso ao texto
2007
Autor: RIOLFI, Claudia; IGREJA, Suelen Gregati da
Título: Cena e protagonista:representações de escrever em periódicos
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: RIOLFI, Claudia; ROCHA, Andreza; CANADAS, Marco A; BARBOSA, Marinalva; MAGALHÃES, Milena; RAMOS, Rosana
Título: Ensino de Língua Portuguesa
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: FAIRCHILD, Thomas Massao
Título: Leitura de impressos de RPG no Brasil: o satânico e o secular.
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: EUFRÁSIO, Daniela Aparecida
Título: Traços das formações discursivas do dogma e da investigação em relatórios de pesquisa e de estágio: reflexão sobre o papel da pesquisa na formação docente.
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: ROCHA, Andreza Roberta
Título: Relatos de experiência publicados na revista Nova Escola (2001-2004) : modelo de professora ideal
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: MAGALHÃES, Mical de Melo Marcelino
Título: Subjetividade em advir: a construção da metáfora em textos de alunos da escola básica
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: FABIANO, Sulemi
Título: A prática da pesquisa como sustentação da apropriação do conhecimento na graduação em letras
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: ALAMINOS, Claudia; RIOLFI, Claudia Rosa
Título: Os pontos de virada na formação do professor universitário: um estudo sobre o mecanismo da identificação
clique aqui para ter acesso ao texto
2006
Autor: VITA, Ercilene Maria de Souza
Título: O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: ARAGÃO, Rodrigo Moura Lima de
Título: Sobre a influência da Internet – suporte e ambientes – na produção textual do PEC: uma análise de textos produzidos no contexto da formação de professores à distância
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: ARAGÃO, Rodrigo Moura Lima de
Título: Descrição e análise dos usos lingüísticos de diferentes ambientes da Internet e sua relação com o suporte
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor
Título: A criança falada e a cena de quem a fala
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: RIOLFI, Claudia Rosa
Título: Criando o novo com as mesmas velhas palavras
clique aqui para ter acesso ao texto
Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor (entrevista)
Título: Fraudes levam faculdades a exigir trabalho com selo de autenticidade
clique aqui para ter acesso ao texto
2004
Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor
Título: Nem respeitar, nem valorizar, nem adequar as variedades lingüísticas
clique aqui para ter acesso ao texto
1999
Autor: RIOLFI, Claudia Rosa
Título: O discurso que sustenta a prática pedagógica: formação de professor de língua materna
clique aqui para ter acesso ao texto
1998
Autor: BARZOTTO, Valdir Heitor
Título: Leitura de revistas periódicas: forma, texto e discurso: um estudo sobre a revista Realidade (1966-1976)
clique aqui para ter acesso ao texto
|
|