LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS E\OU RURAIS
Projeto do biênio (2018-2019)
Investiga a leitura e a escrita de alunos oriundos de comunidades distantes cultural, geográfica e historicamente do sistema escolar onde desejam se inserir, como costuma ser o caso de migrantes, imigrantes, refugiados, quilombolas, integrantes de comunidades rurais etc. A análise volta-se aos atos de ler e de escrever propriamente ditos, aos seus produtos, às aulas de língua materna onde os participantes são ensinados a ler e a escrever e às políticas públicas de formação de professores.
Eixos investigativos:
1. Discursos científicos e governamentais
Investiga a medida em que medida a produção acadêmica e os discursos oficiais a respeito de práticas educativas envolvendo migrantes, imigrantes, refugiados, quilombolas, integrantes de comunidades rurais e assemelhados incluem a necessidade de preservar a diversidade linguística em sala de aula, incorporando as variedades das populações inicialmente à margem.
2. A aula de Língua Materna
Investiga a medida em que a singularidade dos contextos locais onde estão inseridos os migrantes, imigrantes, refugiados, quilombolas, integrantes de comunidades rurais e assemelhados é contemplada na aula de língua materna na qual se espera que esses participantes aprendam a ler e a escrever.
3. Leitura e produção de textos
Investiga a possibilidade de correlacionar a qualidade dos textos e a maior eficácia na leitura por parte dos participantes com os contextos nos quais tanto a singularidade dos contextos locais quanto as variedades linguísticas das populações inicialmente à margem foram preservadas.