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    Título: Literatura, ensino e controle: as representações das culturas populares e os limites estabelecidos pelas instituições
    Responsável: Tatiane Silva Santos
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado (X) Doutorado
    Vigência 2019
    Pergunta de Pesquisa: Que modalidades de avaliação alcançam os textos literários em circulação nas escolas do país?
    Corpus: Um livro de histórias populares recolhido das escolas brasileiras,por ordem do Ministério da Educação em 2017 - Enquanto o sono não vem (2003) de José Mauro Brant e o parecer do CEALE (Centro de Alfabetização, leitura e escrita) – UFMG sobre este livro.
    Objetivo Geral: Compreender como é constituída a relação entre a representação da cultura popular e os discursos avaliativos do Ministério da Educação, movimento de pais, professores e universidade acerca do livro Enquanto o sono não vem (2003).
    Objetivos Específicos: - Estudar sobre a relação entre as palavras utilizadas nos movimentos políticos nos últimos três anos e a construção da avaliação do texto literário nas escolas;
    - Analisar como as mídias digitais auxiliam na propagação das avaliações dos textos literários que circulam nas escolas e quais os pontos positivos e negativos destas intervenções;
    - Estabelecer relações entre os livros literários com avaliações negativas nas escolas e o impacto destas ações sobre desenvolvimento do pensamento crítico do estudante.