Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato
    Título: Leitura de paráfrases de alunos do Ensino Fundamental I escritas em situação de avaliação
    Responsável: Ana Laura Cinto
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    (X) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado
    Vigência 2017
    Pergunta de Pesquisa: Frente a paráfrases produzidas por alunos do Ensino Fundamental I em situação de avaliação é possível discernir elementos oriundos dos próprios textos que fazem parte da avaliação daqueles oriundos do ambiente social, geográfico e cultural no qual se encontram os alunos?
    Corpus: Avaliações de Língua Portuguesa e Redações de alunos do Ensino Fundamental I de uma escola municipal no interior de São Paulo.
    Objetivo Geral: Conhecer os procedimentos usados por alunos do EF I ao lançar mão de paráfrases para responder questões em provas e para fazer redações, a fim de organizar um trabalho pedagógico a respeito.
    Objetivos Específicos: - Descrever os procedimentos paráfrasticos em provas e redações produzidas por alunos do EF I;
    - Montar um quadro com as influências externas aos enunciados a que respondem os alunos ao fazer suas paráfrases;
    - Elaborar indicações para análise da produção do aluno e atividades para trabalhar em sala de aula.