Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato
    Título: Leituras errantes em redações de pré-vestibulandos: da leitura à paráfrase
    Responsável: Carlos Henrique Rizzo Pereira
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica (X) Mestrado ( ) Doutorado
    Vigência 2017
    Pergunta de Pesquisa: Quais marcas linguístico-discursivas em reformulações parafrásticas de dados de coletânea oferecidas como suporte para redações a serem redigidas por alunos de um cursinho popular indicam leitura errante?
    Corpus: Redações dissertativas escritas pelos alunos do cursinho popular Vladimir Herzog.
    Objetivo Geral: Analisar como o aluno do cursinho popular, ao escrever uma redação dissertativa, recupera elementos lidos na coletânea de redação parafraseando-os em seu texto. A fim de entender o processo de leitura e construção da paráfrase, pretende-se averiguar as marcas que indicam desvios e equívocos em relação aos textos-fonte.
    Objetivos Específicos: - Rastrear e analisar as paráfrases que se configuraram como leituras errantes, elaboradas pelos alunos a partir da leitura dos textos da coletânea da proposta de redação;
    - Entender o que pode ser nomeado como “leitura errante” no texto de um aluno pré-vestibulando;
    - Propor modos de operar sobre as leituras errantes dos alunos pré-vestibulandos, a fim de auxiliar o professor de língua portuguesa no trabalho em sala de aula com redações dissertativas.