Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato
    Título: Leitura ou escrita errante: a reformulação parafrástica em textos de crianças do ensino fundamental I
    Responsável: Mariana Caló
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    (X) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado
    Vigência Início: Setembro/17 Término: Agosto/18
    Pergunta de Pesquisa: As diferenças entre textos-fonte e sua reescrita por alunos do Ensino Fundamental I são majoritariamente efeito da incompreensão de textos-fonte ou de dificuldades de escrita?
    Corpus: Textos e atividades escolares produzidos por estudantes de duas turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental I em escola pública estadual da zona oeste da capital paulista.
    Objetivo Geral: Examinar a ocorrência de leitura e/ou escrita errante por parte dos participantes da pesquisa.
    Objetivos Específicos: - Descrever os procedimentos utilizados pelos participantes para responder questões de interpretação de texto;
    - Analisar a estruturação dos textos reescritos, com ênfase nas diferenças entre o texto-fonte e o reescrito; e
    - Cotejar o desempenho dos alunos nas questões de interpretação de texto e nas de reescrita de textos-fonte.