Título: |
Reescrever e(é) recriar: a análise dos mecanismos parafrásticos utilizados por crianças |
Responsável: |
Renata de Oliveira Costa |
( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente |
( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado (X) Doutorado |
Vigência |
Fevereiro/ 2017 a Janeiro/ 2019 |
Pergunta de Pesquisa: |
Em manuscritos resultantes de propostas de reescrita realizadas por crianças do ensino fundamental, em que foi solicitada a paráfrase de um texto-fonte, é possível localizar marcas linguísticas e/ou discursivas que indiciem autoria? |
Corpus: |
150 manuscritos, produzidos a partir de propostas de reescrita, a saber: reambientação de fábula (55 sujeitos do 4º ano do EF), reescrita de fábula com mudança de foco narrativo (52 sujeitos do 5º ano do EF) e paródia de um poema (53 sujeitos do 5º ano do EF). |
Objetivo Geral: |
Investigar em que medida é possível encontrar marcas de autoria em atividades de reescrita produzidas por crianças do ensino fundamental. |
Objetivos Específicos: |
- Identificar, nos textos que compõem o corpus, os principais mecanismos parafrásticos utilizados pelos sujeitos de pesquisa;
- Analisar os efeitos de sentido gerados pelas diferentes estratégias utilizadas pelos informantes ao se apropriar da palavra alheia.
|