Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato
    Título: Reescrita avaliada: a reformulação parafrástica em textos de crianças
    Responsável: Sabrina Leonzi D’Alessandro
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    (X) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado
    Vigência Início: 03/17 Término: 03/18
    Pergunta de Pesquisa: Para além de conseguirem cumprir com os requisitos concernidos na reformulação parafrástica, de que formas alunos do Ensino Fundamental I imprimem indícios de autoria em suas produções quando são convidados a reescrever textos previamente lidos?
    Corpus: Textos produzidos por 29 estudantes pertencentes a uma turma mista regular de terceiro ano do Ensino Fundamental I em escola pública estadual da zona oeste da capital paulista. Corpus coletado em contexto de avaliação bimestral de Língua Portuguesa. Nessa avaliação, os alunos eram solicitados a reescrever os textos lidos em aula utilizando-se das ilustrações fornecidas pela professora.
    Objetivo Geral: Analisar as transformações com relação aos textos fonte em textos redigidos por alunos do terceiro ano do ensino fundamental em contexto de avaliação.
    Objetivos Específicos: - Descrever os dispositivos por meio dos quais, preferencialmente, os alunos parafraseiam os textos que são solicitados a reescrever;
    - Examinar a presença de indícios autorais em textos que são fruto de reescrita de outros previamente lidos e estudados.