Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato

    Pontos e contrapontos na produção de conhecimento sobre ensino de Língua Portuguesa

    Título: Pontos e contrapontos na produção de conhecimento sobre ensino de Língua Portuguesa
    Responsável: Daniela Aparecida Eufrásio
    Eixo: 1 O que foi lido no texto escrito
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado (x) Doutorado
    Vigência Início: 07/09 Término: 01/14
    Pergunta de Pesquisa: Que objetos, proposições e referenciais teóricos mostram-se recorrentes na produção discursiva sobre ensino de Língua Portuguesa, de dissertações de mestrado defendidas no período de 2001 a 2011? Que deslocamentos operam em relação ao contexto sócio-histórico de pesquisa em ensino de Língua Portuguesa?
    Corpus: Compõe-se de dissertações de mestrado sobre ensino de Língua Portuguesa, defendidas de 2001 a 2011, em Programas de Pós-Graduação de Letras, Linguística e Educação.
    Objetivo Geral: Avaliar a produção discursiva em foco quanto aos posicionamentos e deslocamentos efetuados em relação ao contexto sócio-histórico de pesquisa em ensino de Língua Portuguesa.
    Objetivos específicos: ·  Identificar e analisar alguns dos recursos linguístico-retóricos e das operações discursivas presentes nas dissertações de mestrado constituintes do corpus; e
    ·  Avaliar, considerando a análise citada anteriormente, o enquadre disciplinar dos trabalhos que compõem o corpus.