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    O texto publicitário e o processo de identificação: um percurso entre ter e ser

    Título: O texto publicitário e o processo de identificação: um percurso entre ter e ser
    Responsável: Janaina Michele de Oliveira Silva
    Eixo: 1 O que foi lido no texto escrito
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado (x) Doutorado
    Vigência Início: 2009 Término: 2013
    Pergunta de Pesquisa: Como, na sua materialidade, o texto publicitário articula o processo de identificação?
    Corpus: Textos publicitários de revistas de circulação nacional
    Objetivo Geral: Compreender o processo de identificação no que concerne à discussão dos sentidos estabelecidos a partir da determinação sócio-político-cultural que ressoam no e pelo discurso publicitário nos processos que se sedimentam entre a identificação (com o texto e discurso propostos) e a sujeição discursiva à idéia valorativa pré-concebida ao produto em negociação.
    Objetivos específicos: ·  investigar a ação, a representação e a identificação no e sobre o modelo de peça publicitária empregada na mídia brasileira;
    ·  entender como essas práticas afetam o sujeito-leitor e seus porquês;
    ·  delimitar a atuação do imperativo mercadológico no texto publicitário;
    ·  entender a substituição de uma ética cunhada coletivamente por uma ética do livre-mercado;
    ·  compreender o papel do sujeito no sistema mercadológico (sua transposição de sujeito-leitor a sujeito-consumidor)
    ·  desenvolver os aspectos que levam o individuo à sujeição pelo impositivo cultural contemporâneo (principalmente de aquisição: da beleza, da tecnologia, da realização pessoal, da felicidade, etc) configurada pela mídia;
    ·  investigar a elucidação (falseada) de valores na materialidade dos objetos.