Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato

    Análise do discurso e ensino de português: mídia, produção escrita e saberes do professor em formação

    Título: Análise do discurso e ensino de português: mídia, produção escrita e saberes do professor em formação
    Responsável: Lucas do Nascimento
    Eixo: 1 O que foi lido no texto escrito
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado (x) Doutorado
    Vigência Início: 2011 Término: 2015
    Pergunta de Pesquisa: Considerando a existência de trabalhos na área de Análise do Discurso que se dedicam à análise de textos postos em circulação pela mídia, bem como os que procuram fornecer contribuições para o ensino da leitura e da escrita estabeleceu-se para este trabalho a seguinte pergunta de pesquisa: Que elementos da análise do discurso são efetivamente mobilizados e que contribuições podem trazer para o ensino de um aluno bastante familiarizado com a mídia?
    Corpus: O corpus será composto por produção acadêmica da AD na USP que toma a (qualquer) mídia como corpus e produção acadêmica da AD que propõem contribuições para o ensino
    Objetivo Geral: Esta pesquisa tem como principal objetivo buscar “formas materiais” da Análise do Discurso chegar ao ensino.
    Objetivos específicos: ·  Os objetivos específicos da pesquisa dizem respeito à descrição do corpus e pretendem-se: 
    1) Verificar como os estudos da linguagem na área Análise do Discurso tem dado sua contribuição para os estudos da mídia e para o ensino e que vias têm buscado para efetivá-la; 
    2) Pesquisar a produção acadêmica da AD que toma mídia e mídia e ensino; 
    3) Refletir sobre o caminho para produzir efeitos da AD no ensino de português; 
    4) Rediscutir a importância da AD no ensino de leitura e escrita; 
    5) Realizar apontamentos de caminhos da AD como possibilidade de tocar o ensino.