Título: |
Mobilização da escrita no mestrado: imagens e constituição de sentidos sobre letramento no discurso do pesquisador em formação |
Responsável: |
Margarete Fátima Pauletto Sales e Silva |
Eixo: 1 |
O que foi lido no texto escrito |
( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente |
( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado (x) Doutorado |
Vigência |
Início: 2009 Término: 2013 |
Perguntas de Pesquisa: |
a) como as concepções em torno do conceito de letramento migram dos livros e artigos científicos para as dissertações de mestrado escritas por pesquisadores que já têm uma trajetória de prática em sala de aula e procuraram um curso de mestrado para se aperfeiçoar,e b) como, em função dos modos como os conceitos teóricos são mobilizados, essas dissertações de mestrado constituem uma concepção de conhecimento. |
Corpus: |
· Nosso corpus principal é composto de cinco dissertações de mestrado produzidas em Programas de Pós-graduação em Educação de Universidades Públicas Brasileiras. Porém, consideramos também artigos encontrados no Google Acadêmico e em Periódicos constantes no Portal Capes, bem como resumos publicados em anais de eventos que tratam do ensino da leitura e da escrita, cujo tema enfocado é o letramento. |
Objetivo Geral: |
Estudar o movimento de produção e circulação do conhecimento na universidade hoje com foco na formação do professor e de sua relação com as perspectivas que gozam de uma certa hegemonia na universidade e nos documentos oficias. |
Objetivos específicos: |
· Verificar e analisar as imagens e constituição de sentidos sobre letramento no discurso do pesquisador |
· Refletir sobre a pesquisa na graduação e na pós-graduação |
· Estudar as maneiras como os pesquisadores em formação atribuem sentido aos textos lidos para a escrita de suas dissertações, levando em conta fatores como recorrência dos nomes dos autores, posição ocupada no campo acadêmico e importância atribuída ao objeto portador de textos. |
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