Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato

    Mobilização da escrita no mestrado: imagens e constituição de sentidos sobre letramento no discurso do pesquisador em formação

    Título: Mobilização da escrita no mestrado: imagens e constituição de sentidos sobre letramento no discurso do pesquisador em formação
    Responsável: Margarete Fátima Pauletto Sales e Silva
    Eixo: 1 O que foi lido no texto escrito
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado (x) Doutorado
    Vigência Início: 2009 Término: 2013
    Perguntas de Pesquisa: a) como as concepções em torno do conceito de letramento migram dos livros e artigos científicos para as dissertações de mestrado escritas por pesquisadores que já têm uma trajetória de prática em sala de aula e procuraram um curso de mestrado para se aperfeiçoar,e b) como, em função dos modos como os conceitos teóricos são mobilizados, essas dissertações de mestrado constituem uma concepção de conhecimento.
    Corpus: ·  Nosso corpus principal é composto de cinco dissertações de mestrado produzidas em Programas de Pós-graduação em Educação de Universidades Públicas Brasileiras. Porém, consideramos também artigos encontrados no Google Acadêmico e em Periódicos constantes no Portal Capes, bem como resumos publicados em anais de eventos que tratam do ensino da leitura e da escrita, cujo tema enfocado é o letramento.
    Objetivo Geral: Estudar o movimento de produção e circulação do conhecimento na universidade hoje com foco na formação do professor e de sua relação com as perspectivas que gozam de uma certa hegemonia na universidade e nos documentos oficias.
    Objetivos específicos: ·  Verificar e analisar as imagens e constituição de sentidos sobre letramento no discurso do pesquisador
    ·  Refletir sobre a pesquisa na graduação e na pós-graduação
    ·  Estudar as maneiras como os pesquisadores em formação atribuem sentido aos textos lidos para a escrita de suas dissertações, levando em conta fatores como recorrência dos nomes dos autores, posição ocupada no campo acadêmico e importância atribuída ao objeto portador de textos.