Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato
    Título: Cenas de leitura: que vozes perpassam as interações quando lemos textos literários para crianças na escola?
    Responsável: Regina Andrade Clara
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica (X) Mestrado ( ) Doutorado
    Vigência 2019
    Pergunta de Pesquisa: Partindo do pressuposto de que as vozes das crianças pouco aparecem, tanto nos relatos de prática dos professores, quanto na observação direta de situações de leitura em sala de aula, formulamos a seguinte pergunta de pesquisa: De que forma se desenvolvem as interações entre as crianças, e entre elas e os professores durante as atividades de leitura?
    Corpus: Filmagens de aulas de leitura envolvendo crianças de 5 a 6 anos em escolas públicas. Privilegiaremos diálogos entre as crianças e entre as crianças e adultos em situação de leitura de textos.
    Objetivo Geral: Analisar as interações de crianças de escolas públicas, com idade de 5 a 6 anos, quando textos literários são lidos para elas em sala de aula.
    Objetivos Específicos: - Identificar as vozes presentes nas situações de leitura;
    - Analisar e compreender os conteúdos dessas vozes.