Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato

    “Nem tudo está escrito”: A Psicanálise e o ensino de Língua Portuguesa

    Título: “Nem tudo está escrito”: A Psicanálise e o ensino de Língua Portuguesa
    Responsável: Ariadne Catarine dos Santos
    Eixo: 2 A influência da escrita na posição subjetiva
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    (X) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado
    Vigência Início: 2012 Término: 2013
    Pergunta de Pesquisa: Visa-se a entender o percurso que se pode dar a uma análise, questionando-se sobre o papel dessa na construção de um sujeito através da criatividade e da inventividade e do papel analítico na resignificação da solução prêt-à-porter da vida e da escrita.
    Corpus: O corpus é composto por: 1) versões de textos produzidos por uma informante do projeto de pesquisa “Desautorizando o sofrimento socialmente padronizado”, cuja sede está na Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano (USP); e 2) entrevistas com a informante, visando à esclarecer o processo de escrita e de organização de um volume, de caráter autobiográfico, a ser publicado em forma de livro.
    Objetivo Geral: Analisar as possíveis correlações entre as mudanças de posição subjetiva da informante e o refinamento de sua escrita.
    Objetivos específicos: Por meio da análise das entrevistas com a informante, descrever as principais mudanças subjetivas ocorridas durante sua participação no projeto de pesquisa; e verificar se é possível correlacionar as referidas mudanças com as reformulações textuais.