Título: |
“Nem tudo está escrito”: A Psicanálise e o ensino de Língua Portuguesa |
Responsável: |
Ariadne Catarine dos Santos |
Eixo: 2 |
A influência da escrita na posição subjetiva |
( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente |
(X) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado |
Vigência |
Início: 2012 Término: 2013 |
Pergunta de Pesquisa: |
Visa-se a entender o percurso que se pode dar a uma análise, questionando-se sobre o papel dessa na construção de um sujeito através da criatividade e da inventividade e do papel analítico na resignificação da solução prêt-à-porter da vida e da escrita. |
Corpus: |
O corpus é composto por: 1) versões de textos produzidos por uma informante do projeto de pesquisa “Desautorizando o sofrimento socialmente padronizado”, cuja sede está na Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano (USP); e 2) entrevistas com a informante, visando à esclarecer o processo de escrita e de organização de um volume, de caráter autobiográfico, a ser publicado em forma de livro. |
Objetivo Geral: |
Analisar as possíveis correlações entre as mudanças de posição subjetiva da informante e o refinamento de sua escrita. |
Objetivos específicos: |
Por meio da análise das entrevistas com a informante, descrever as principais mudanças subjetivas ocorridas durante sua participação no projeto de pesquisa; e verificar se é possível correlacionar as referidas mudanças com as reformulações textuais. |