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    A leitura do outro e a modalidade lingüística: impactos na formação do jovem pesquisador

    Título: A leitura do outro e a modalidade lingüística: impactos na formação do jovem pesquisador
    Responsável: Kelly Gomes de Oliveira
    Eixo: 2 A influência da escrita na posição subjetiva
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica (X) Mestrado ( ) Doutorado
    Vigência Início: 2010 Término: 2012
    Pergunta de Pesquisa: Tomando como pressuposto que escrever sozinho e escrever acompanhado em contexto institucional são processos intrinsecamente diferentes, em que medida as intervenções feitas por terceiros (o orientador, os colegas, os pareceristas etc.) influenciam na capacidade daquele que escreve de se reler e de perceber seus problemas de escrita?
    Corpus: O corpus a ser estudado é composto pela produção de uma pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo entre os anos de 2007 a 2009. A produção que corresponde ao período de 2005 a setembro de 2007 consiste nas versões da primeira iniciação científica da aluna. No período de outubro de 2007 ao início de 2008, a produção consiste nas versões do relatório da segunda iniciação científica. As versões correspondentes ao período seguinte, de 2008 a 2009, são compostas pela terceira iniciação científica. Esse corpus constitui-se num total de 164 versões de textos dentro os quais estão, além dos rascunhos das três iniciações, todo material que a aluna produziu neste período, tais como: resumos dos congressos de que participou, resenhas de textos, trabalhos para disciplinas, anotações manuscritas, anotações da orientadora etc.
    Objetivo Geral: Descrever as alterações na utilização de modalidade linguística que podem ser correlacionadas com as intervenções de terceiros (o orientador, os colegas, os pareceristas etc.).
    Objetivos específicos: ·  1) Perceber se meu informante altera o uso da modalidade lingüística após as leituras e apontamentos dos colegas;
    ·  2) Verificar em que medida aquele que escreve se deixa ser afetado pelas intervenções de outros, parceiros na composição textual (orientador, colegas, entre outros); e
    ·  3) Depreender, da análise das várias versões de um trabalho, quais movimentos ocorrem na posição daquele que escreve em relação ao texto escrito.