Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato

    Modos de saber: o comparecimento do saber teórico em situações de estágio

    Título: Modos de saber: o comparecimento do saber teórico em situações de estágio
    Responsável: Mical de Melo Marcelino Magalhães
    Eixo: 2 A influência da escrita na posição subjetiva
    (x) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado
    Vigência Início: 2009 Término:
    Pergunta de Pesquisa: A pesquisa na área da educação se realiza em um campo de trabalho com um caráter dinâmico, impossível de ser previsto, o que angustia o professor em formação.Quando experimenta essa angústia, ele pode optar por várias saídas: 
    1) rechaçar a teoria; 
    2) culpabilizar o aluno que não é o que deveria ser; ou 
    3) implicar-se com a teoria e aprender a se servir dela como uma chave de leitura para “ler” a sua prática. Assim sendo, perguntamos: 
     
    Quais matizes das relações que um professor em formação pode estabelecer com as teorias mobilizadas ao longo de sua formação podem ser depreendidas por meio da análise de seus textos relacionados ao estágio curricular?
    Corpus: O corpus é composto por relatórios de estágio produzidos por alunos de Pedagogia e outras licenciaturas. Serão considerados os apontamentos teóricos, as anotações em diários de campo e as diferentes versões até chegar ao produto final.
    Objetivo Geral: - Verificar como os alunos mobilizam os conhecimentos e saberes adquiridos ao longo da formação quando são convocados a escrever a respeito da prática; e 
    - Discutir a possibilidade de estabelecer uma correlação entre o tipo de formação recebida pelos alunos e a maior ou menor habilidade do professor em exercício, considerando o estágio como um laboratório para o futuro exercício profissional.
    Objetivos específicos: ·  refletir sobre o papel do estágio e da escrita de um relatório como uma oportunidade de reflexão e produção; e
    ·  investigar a possibilidade e os modos da imersão da produção subjetiva em meio a toda a teoria estudada nas Licenciaturas