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    Modos de saber: o comparecimento do saber teórico em situações de estágio

    Título: O sujeito na escrita universitária: indícios de subjetivação e construção de um discurso profissional docente
    Responsável: Thomas Massao Fairchild
    Eixo: 2 A influência da escrita na posição subjetiva
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado (X) Pesquisa de Professor Doutor
    Vigência Início: 2009 Término: 2012
    Pergunta de Pesquisa: Este trabalho busca responder a duas perguntas: 1) de que forma a escrita do estudante se modifica ao longo de um curso de Licenciatura?; e 2) de que maneiras essas modificações na sua escrita podem ser entendidas como efeitos de uma formação profissional docente? Na base dessas indagações está a premissa de que a escrita não se limita às funções de registro e/ou avaliação de aprendizagens, mas é também um instrumento pelo qual as aprendizagens podem se efetivar – na medida em que, ao escrever, o sujeito pode colocar em movimento os significantes que o determinam enquanto tal e assim reinscrever-se, em posições diferentes, dentro do tecido dos discursos.
    Corpus: Fac-símile de rascunhos, versões intermediárias e versões finais de trabalhos escritos por alunos da graduação em Letras da Universidade Federal do Pará – Campus Belém (trabalhos de conclusão de disciplina, resenhas e anotações de leitura, relatórios de estágio, projetos de iniciação científica etc.). 
    Os rascunhos serão inclusos no banco de dados.
    Objetivo Geral: Descrever processos pelos quais se constrói a escrita de alunos na graduação em Letras por meio da análise dos movimentos na escrita de um mesmo texto (dos rascunhos à versão final) e nas construção de textos diferentes (do texto lido ao texto escrito, do trabalho ao resumo etc.).A partir dessa descrição, discutir alguns aspectos do que se poderia considerar uma “escrita científica” na graduação em Letras – um conjunto de aspectos formativos manifestos na escrita e desenvolvidos através dela, que podem ser considerados fundamentais para a caracterização do profissional de Letras hoje e que, portanto, podem nortear formas de inserir e conduzir as práticas de escrita no ensino em nível de graduação.
    Objetivos específicos: ·  descrever processos pelos quais emerge uma escrita de caráter científico a partir das práticas de ensino na graduação em Letras, analisando as relações que vão se estabelecendo entre os requisitos formais dos gêneros acadêmicos, os conhecimentos considerados legítimos na área de estudo e as formas de responsabilização do sujeito sobre aquilo que escreve;
    ·  descrever, correlatamente, processos de escrita de caráter não-científico que ocorrem nos textos produzidos na graduação e que procuram criar outros vínculos com o leitor/professor que não aqueles implicados numa relação de ensino e num processo de formação profissional;
    ·  discutir as condições que favorecem a emergência dos processos que caracterizam essas duas escritas – isto é, o que determina a presença ou ausência de condições para uma escrita científica.