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    Título: A interpretação de uma narrativa policial: um estudo comparativo de alunos de uma escola rural, uma urbana e uma periférica
    Responsável: Giuliana Sato Favero
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    (X) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado
    Vigência 2019
    Pergunta de Pesquisa: Como os alunos interpretam o modo como Conan Doyle construiu a lógica de pensamento do personagem Sherlock Holmes em “Um Estudo em Vermelho”?
    Corpus: Exercícios de interpretação de textos narrativos e as respostas construídas por alunos do 9º ano de três diferentes escolas. Os exercícios focarão a identificação das premissas, das conclusões e da relação entre os dois.
    Objetivo Geral: Cotejar os modos como alunos de 9º ano de uma escola rural, uma urbana e uma periférica interpretam um fragmento de “Um Estudo em Vermelho”.
    Objetivos Específicos: - Analisar como/se os alunos percebem a lógica utilizada em narrativas policiais para mostrar como os personagens pensam para decifrar crimes;
    - Observar se existem diferenças nos modos que os alunos de uma escola rural, uma urbana e uma periférica percebem a relação entre as premissas e as conclusões no pensamento destes personagens;
    - Apontar possíveis justificativas para as diferenças dessa percepção, colaborando com a discussão a respeito do ensino da leitura.