Título: |
Texto em (des)contexto: o caso Maria Angula em um terceiro ano do Ensino Fundamental |
Responsável: |
Sabrina Leonzi D’Alessandro |
( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente |
( ) Iniciação Científica (X) Mestrado ( ) Doutorado |
Vigência |
2019 |
Pergunta de Pesquisa: |
Tendo em vista que: a) o ato de ler se dá inserido um uma cultura; e b) as enciclopédias dos leitores variam no tempo e no espaço; o que significa, do ponto de vista do ensino da leitura, importar um texto de uma tradição oral de um determinado país para um contexto letrado de outro?
|
Corpus: |
Conto equatoriano Maria Angula; atividade de produção textual aplicada em contexto de avaliação trimestral a uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental; e produções escritas de 29 alunos solicitados a reescrever os textos lidos em aula utilizando-se das ilustrações fornecidas pela professora. |
Objetivo Geral: |
Levando em conta as discussões a respeito de ensinar a ler segundo as quais o texto só se constitui plenamente no ato da leitura, discutir o que ocorre quando um conto da tradição oral de um país é utilizado em exercícios de interpretação de texto em país estrangeiro. |
Objetivos Específicos: |
- Buscar as marcas da singularidade do contexto local onde produziu-se o texto-fonte nas produções dos alunos que foram solicitados a retomá-lo em contexto de avaliação trimestral;
- Analisar em que medida as práticas educativas observadas se aproximam dos discursos oficiais que orientam a ação pedagógica a respeito de migrantes, imigrantes, refugiados, quilombolas, integrantes de comunidades rurais e assemelhados.
|